segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Sociologia 1° EM Vol 4

GABARITO Caderno do Aluno Sociologia – 1a série – Volume 4
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
DESIGUALDADE DE CLASSES
Exercício
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1. a) O aluno deve manifestar a sua opinião a respeito da profissão das pessoas representadas na imagem, no caso, a de um executivo dentro de um carro e a de um catador de papel na rua. b) O aluno deve manifestar a sua opinião a respeito de quanto ele acha que cada pessoa representa ganhar. c) As diferenças entre eles são grandes: o executivo tem boas condições de moradia, trabalho, alimentação, ganha alto salário. O catador de papel, ao contrário, tem baixa renda, e provavelmente suas condições quanto à moradia e alimentação não sejam boas. Seu ambiente de trabalho, a rua, oferece riscos quanto à segurança e à saúde, e ele fica exposto à chuva e ao sol. Seção: Etapa 1 – Desigualdade e diferença
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1. a) O maior percentual, de 33%, refere-se a pessoas com idades entre 10 e 60 anos ou mais que não tinham qualquer forma de rendimento na ocasião da pesquisa. b) 45% dos brasileiros recebiam menos de 1 a 2 salários mínimos. c) Cerca de 2% recebiam de 10 a 20 salários mínimos e apenas 1% da população recebia mais de 20 salários mínimos. 2. A resposta deve refletir a discussão feita em sala de aula sobre a desigual distribuição de renda no Brasil, mas alguns fatores podem ser apontados, tais como: a posição ocupada no mercado de trabalho, o grau de especialização da atividade exercida, ter GABARITO Caderno do Aluno Sociologia – 1a série – Volume 4
emprego com carteira assinada, a idade, o gênero, a renda. O aluno pode apontar todos eles, e outros podem apontar mais fatores, ou apenas alguns.
LIÇÃO DE CASA Página 7
1. Ela é essencialmente caracterizada pelo fato de ter carteira de trabalho assinada. São pessoas que possuem computador, celular, crédito, casa financiada, têm diploma universitário, plano de saúde e seguro de vida e estudam em escola privada, entre outros. 2. Não, pois o que vai caracterizar a Classe C, segundo o texto, é o fato de as pessoas desta camada social terem renda domiciliar per capita entre R$ 1 064,00 e R$ 4561,00. O texto alude ao fato de que as pessoas pertencentes a esta classe tenham computador, celular, entre outros bens, mas ressalta que o que mais as caracteriza é que todas são empregadas com carteira de trabalho assinada. 3. O principal fator associado ao crescimento da Classe C foi o aumento de postos de trabalho formais, ou seja, o emprego com carteira assinada. Leitura e Análise de Texto
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• O aluno deve mostrar o que apreendeu dos textos sobre o que é classe social em Karl Marx. Ele pode apontar, ou não, os seguintes aspectos no texto: por classe, Marx entende a posição que grupos de pessoas ocupam quanto à posse dos meios de produção, os meios que lhes permitem extrair o seu sustento. Estabelece uma distinção entre as relações sociais de produção antes do capitalismo, como a sociedade pré-capitalista, na qual os meios de produção eram a terra e os instrumentos de trabalho. As classes sociais, nesse período, eram compostas, por um lado, dos que possuíam a terra (os aristocratas, os pequenos proprietários ou os donos dos escravos) e, por outro lado, daqueles que trabalhavam a terra (servos, escravos e camponeses livres). Na sociedade capitalista, ou industrial, temos os proprietários GABARITO Caderno do Aluno Sociologia – 1a série – Volume 4
dos meios de produção, industriais ou capitalistas, e os operários, cuja única propriedade era o seu trabalho, que vendiam para seus patrões
Leitura e Análise de Texto
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• O aluno deve mostrar o que entendeu dos textos sobre as ideias de Max Weber. Ele pode abordar, ou não, os seguintes aspectos, entre outros: que Weber, como Marx, destacava o fundamento econômico das classes sociais, mas ele ampliou a noção de classe, pois considerava outros critérios além deste. Para ele, eram também importantes para definir a classe social da pessoa a situação de mercado, ou seja, a posse de bens; o nível da educação; e a capacidade técnica. Do segundo texto, ele pode destacar a questão do status social, ou seja, a honra e o prestígio atribuídos às pessoas que estabelecem uma diferença entre elas. Há, ainda, uma distinção entre a atribuição de status nas sociedades tradicionais e nas sociedades mais complexas. Nestas, o status depende dos estilos de vida das pessoas, expresso por sinais ou símbolos como a moradia, o vestir, modos de falar e a ocupação. VOCÊ APRENDEU? Página 10
1. Para Marx o que define as classes sociais são as condições comuns, ou seja, uma classe é um grupo de pessoas que têm uma relação comum com os meios de produção, o que leva estas pessoas a se encontrarem em idênticas condições de vida, interesses, problemas e costumes. As duas principais classes são os proprietários dos meios de produção (capitalistas ou industriais) e os proprietários da força de trabalho (operários). 2. Para Weber as desigualdades sociais se originam de fatores mais complexos do que a posse ou não dos meios de produção. Logo, para ele, as classes sociais são vistas como categorias econômicas, mas Weber não achava que este era o único critério que poderia determinar a posição de alguém em alguma classe. A posição de classe GABARITO Caderno do Aluno Sociologia – 1a série – Volume 4
seria determinada, também, pela situação de mercado da pessoa, e isso inclui a posse de bens, o nível de educação e o grau de habilidade técnica. As principais classes para ele seriam: os grandes proprietários, pequenos proprietários, empregados sem propriedade, mas altamente educados e bem pagos, e trabalhadores manuais não proprietários.
3. O status refere-se às diferenças existentes entre os grupos sociais quanto à honra e ao prestígio social conferido pelos demais. Nas sociedades complexas modernas o status passou a ser medido pelo estilo de vida da pessoa. Assim, sinais e símbolos de status, como moradia, posse de carro, entre outros, passaram a ajudar a moldar a posição social do indivíduo. 4. O aluno deve dar exemplos do texto que mostrem que os elementos ligados à posição de classe têm a ver com a situação de mercado da pessoa, como ter ou não carteira assinada, os bens que possui, o seu nível de educação e o grau de habilidade técnica. E que os elementos que denotam status estão ligados ao estilo de vida, marcados por símbolos e sinais, como computador, celular, casa financiada ou própria, carro, plano de saúde, escola privada, contribuição previdenciária complementar. GABARITO Caderno do Aluno Sociologia – 1a série – Volume 4
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 DESIGUALDADE RACIAL
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1. O aluno deve ter a liberdade de dar uma resposta individual com base na observação das imagens. O objetivo é o de saber como o aluno estabelece as diferenças entre as pessoas com base nas cores que identifica na foto. 2. O aluno deve ter a liberdade de dar uma resposta individual com base na observação das imagens e se autodefinir pela sua cor. 3. O aluno deve ter a liberdade de dar uma resposta individual com base na observação das imagens. O objetivo é saber o que o aluno entende por raça e quantas ele identifica com base nas diferenças que aponta entre as pessoas na imagem. Etapa 1 – Raça ou etnia?
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• Uma explicação para isso pode estar na questão da diferença. A percepção das diferenças entre os seres humanos, na maior parte das vezes, baseia-se em uma visão etnocêntrica, ou seja, no fato de avaliarmos os outros em comparação com os nossos próprios padrões e valores. Nesse sentido, a tendência é vermos os outros segundo nossas crenças e pré-noções a respeito deles. Isso torna difícil para uma pessoa compreender as diferenças e se colocar no lugar do outro. • Os judeus, os curdos que vivem no norte do Iraque, os indígenas no Brasil, que pertencem a diversas etnias (xavante, kisêdjê, bororo, entre outros). Etapa 2 – Racismo no Brasil
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1. O aluno deve ter liberdade para expressar sua opinião e dar a sua definição. O objetivo é o de perceber qual o sentido que a palavra tem para os alunos, e até GABARITO Caderno do Aluno Sociologia – 1a série – Volume 4
mesmo se há manifestação de racismo ou preconceito entre eles. Você pode aproveitá-la para discutir a questão com seus alunos.
Exercício
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1. O aluno deve ter liberdade para expressar sua opinião, mas o exercício tem o objetivo de saber o que é cor para os alunos e quais os atributos que eles utilizam para descrever as crianças – cor da pele, tipo de cabelo, formato e cor dos olhos, formato do nariz, espessura dos lábios. 2. O aluno deve ter liberdade para expressar sua opinião. Novamente aqui podem aparecer manifestações de racismo ou preconceito, as quais você pode aproveitar para aprofundar a discussão. 3. O aluno deve ter liberdade para expressar sua opinião. Novamente aqui podem aparecer manifestações de racismo ou preconceito, as quais você pode aproveitar para aprofundar a discussão. Leitura e Análise de Texto
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• O aluno deve mostrar que entendeu que as características usadas para definir uma raça são socialmente estabelecidas e só fazem sentido dentro de uma determinada ideologia racial e que só por isso servem para a classificação de alguém. Etapa 3 – Desigualdade racial – dados do Estado de São Paulo
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1. a) Nessa faixa, os percentuais mais altos são observados entre os negros, 10,2% entre as mulheres e 8,3% entre os homens. b) Nessa faixa, os percentuais mais altos são observados entre os brancos, com pouca diferença entre homens (15,3%) e mulheres (16,2%). GABARITO Caderno do Aluno Sociologia – 1a série – Volume 4
c) No grupo com 12 anos ou mais de estudo. Nesse grupo, a diferença é de 8,4 pontos percentuais entre brancos e negros. d) No grupo com 11 anos ou mais de estudo, entre homens negros e mulheres negras. Segundo os dados da tabela, há uma proporção maior de mulheres negras com Ensino Médio completo do que homens negros.
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1. a) Há uma grande concentração de homens negros (49,1%) e mulheres negras (48,1%) nos grupos de ocupação que envolvem trabalhos manuais e pesados – trabalhadores da produção de bens e serviços de reparação e manutenção e trabalhadores dos serviços. LIÇÃO DE CASA Página 19
1. a) Homens brancos (34,8%) e mulheres brancas (30,8%). b) O grupo de mulheres negras, com 12,2%. c) Sim, elas se encontram em pior situação do que os homens negros, tanto é que apresentam porcentagens maiores nos grupos de menor renda e estão em porcentagem menor nos grupos de maior renda. VOCÊ APRENDEU? Página 19
Trabalho de pesquisa em grupo em que devem ser avaliados: o envolvimento dos alunos no trabalho, se o texto apresentado preenche todos os aspectos exigidos – título da reportagem, fonte, data do evento e da coleta; resumo dos acontecimentos; descrição do contexto; análise do caso, destacando se houve manifestação de preconceito ou
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discriminação; e conclusão. A correção gramatical e a coerência dos argumentos também podem ser avaliados.
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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3GÊNERO E DESIGUALDADE

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1. a) Resposta aberta, com base na aula. Espera-se que os alunos indiquem as brincadeiras que consideram mais apropriadas para meninas e, assim, expressem os estereótipos do feminino. b) Resposta aberta, com base na aula. Espera-se que os alunos indiquem as brincadeiras que consideram mais apropriadas para meninos e, assim, expressem os estereótipos do masculino. 2. Resposta aberta, com base na aula. Espera-se que os alunos indiquem os empregos ou atividades que consideram apropriados e mais aceitáveis para os homens e para as mulheres em nossa sociedade, expressando, assim, os estereótipos do feminino e do masculino vigentes. 3. Resposta aberta, com base na aula. Espera-se que os alunos indiquem os empregos ou atividades consideradas apropriados e mais aceitáveis para os homens e para as mulheres em outras sociedades, expressando, assim, os estereótipos do feminino e do masculino vigentes. 4. O aluno deve ter liberdade para responder como ele pensa a questão. Não há resposta certa ou errada, mas você pode verificar se os alunos, homens e mulheres, expressam desejos de mudança nas relações de gênero em nossa sociedade. 5. O aluno deve ter liberdade para responder como ele pensa a questão. Não há resposta certa ou errada, mas você pode verificar que hábitos e costumes os alunos, homens e mulheres, acham que devem ser alterados em nossa sociedade ou em outras, de forma a garantir relações de gênero mais igualitárias. Observe também se eles são coerentes na sua argumentação. 6. O aluno deve ter liberdade para expressar a sua opinião a respeito das mudanças já ocorridas nas relações entre homens e mulheres em nossa sociedade e as que ele acha que estão por ocorrer. Não há resposta certa ou errada, mas você pode avaliar a GABARITO Caderno do Aluno Sociologia – 1a série – Volume 4
compreensão da discussão ocorrida em sala de aula, bem como a correção gramatical e a coerência dos argumentos.
Leitura e Análise de Texto
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1. O sexo é determinado pelos genitais que a pessoa tem ao nascer e com um programa genético que estimula a produção de hormônios. Já o gênero é algo ligado à identificação com sentimentos e atitudes relacionados à ideia de como uma mulher ou um homem devem agir. O gênero varia histórica e culturalmente. Não são os fatores biológicos que dão um sentido ao destino das pessoas, mas como as diferentes sociedades e culturas pensam isso e como tais ideias são ensinadas a todas as pessoas nos primeiros anos de vida, por meio do processo de socialização primária. A identidade de gênero significa a identificação de uma pessoa com um sexo ou o sentimento de pertencer a um sexo e isso é construído no interior de uma cultura ou sociedade. Leitura e Análise de Texto
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1. Os textos mostram que o gênero é um conceito socialmente criado, que atribui diferentes papéis e identidades sociais aos homens e às mulheres. No entanto, as diferenças de gênero raramente são neutras – em quase todas as sociedades, o gênero é uma forma significante de estratificação social. E, apesar de mudanças que ocorreram, as diferenças de gênero até hoje são usadas para fundamentar desigualdades sociais. 2. a) Porque as diferenças de gênero são socialmente construídas e não são neutras; dependendo do gênero da pessoa, ela terá ou não mais facilidade de acesso a certas oportunidades de conseguir um emprego, pois isso está ligado aos papéis esperados de cada um em determinada sociedade. GABARITO Caderno do Aluno Sociologia – 1a série – Volume 4
b) Em quase todas as sociedades os papéis desempenhados pelas mulheres são menos valorizados do que aqueles desempenhados pelos homens. Os empregos ocupados pelas mulheres, geralmente, pagam salários inferiores aos dos homens. c) A resposta depende de como tal questão foi formulada, mas espera-se que o aluno seja capaz de expressar a sua compreensão da discussão feita em sala de aula.
3. a) Apesar das mudanças substantivas que vêm ocorrendo, infelizmente ainda há muita discriminação de gênero em nossa sociedade. Ela pode ser compreendida como sendo a desqualificação das pessoas só porque pertencem a um determinado gênero. Em muitos países, inclusive no Brasil, isso se traduz, por exemplo, no fato de que mulheres tendem a ganhar menos do que os homens ao desempenhar a mesma função apenas porque são mulheres. b) Dois pontos estão relacionados a isso. O primeiro diz respeito ao fato de que levar gestações até o fim diminuiria de modo relevante o tempo para a profissionalização e o desempenho de atividades remuneradas. Outro ponto que pode levar à diferença de salário entre homens e mulheres é a questão de que ainda hoje as responsabilidades com o cuidado da casa e da família estão mais a cargo delas. Além disso, elas cuidam mais dos idosos do que os homens. Tais fatores levariam as mulheres a aceitar empregos mal remunerados diante da necessidade de ficarem perto dos filhos e de outros parentes. Ou ainda, elas tenderiam a ser levadas a buscar empregos de tempo parcial pelo mesmo motivo. Isso interfere no tempo que poderiam dedicar à carreira e pode levá-las a ganhar menos. c ) No momento da profissionalização, muitas optam por cursos superiores ou profissionalizantes que as levam a ocupar empregos mal pagos, pois não são tão valorizados socialmente como as profissões que usualmente são de domínio masculino. d) Totalmente relacionado com o fator apresentado e a discriminação de gênero está o fato de que as ocupações e profissões de domínio feminino tendem a ser desvalorizadas e mal remuneradas só porque são de “domínio feminino”; ou seja, são vistas como “trabalho de mulher”. GABARITO Caderno do Aluno Sociologia – 1a série – Volume 4
e) Esta resposta depende de você, que pode apresentar ou não mais fatores. De qualquer maneira, espera-se que o aluno expresse na resposta a sua compreensão a respeito.
4. Foram destacadas duas possibilidades. A primeira refere-se ao desenvolvimento de um sistema de creches eficiente. Isso deve ajudar as mulheres a resolver uma boa parte dos problemas discutidos, uma vez que dessa forma elas poderão ter mais tempo para se dedicar ao trabalho, ao mesmo tempo que seus filhos serão bem assistidos. A segunda proposta é o implantação de uma política de valor salarial compatível ao trabalho realizado; ou seja, estabelecer políticas públicas que estimulem as pessoas a receber o mesmo salário pelo mesmo trabalho realizado, independentemente do gênero ao qual pertencem. Página 26
1. a) A porcentagem de mulheres desempregadas (18,9%) é maior do que a de homens (12,3%), o que mostra que elas estão numa situação de vulnerabilidade maior ao desemprego do que os homens. b) A porcentagem de adolescentes e jovens dos 10 aos 17 anos (43,9%) é muitas vezes maior (quase sete vezes) do que os 6,3% das pessoas com 60 anos ou mais, que é a faixa com menor porcentagem de desempregados. Isso mostra que os jovens estão numa situação de vulnerabilidade ao desemprego muito maior do que as pessoas mais velhas. c) As pessoas com fundamental completo mais médio incompleto tinham uma porcentagem de desempregados de 20,5%, ao passo que o percentual das pessoas com ensino universitário é de apenas 5,7%. De forma geral, à medida que aumenta o nível de instrução de uma pessoa, diminui a probabilidade de ela ficar desempregada. d) A porcentagem de negros desempregados (18,2%) é maior do que a de não negros, de 14,1%, o que mostra que os negros estão mais vulneráveis ao desemprego do que os não negros. 2. É o grupo dos jovens entre 10 e 17 anos, com 43,9% de desempregados. 3. Sua taxa de desemprego, de 43,9%, é quase três vezes maior do que a média, de 15,3%, para o Estado. GABARITO Caderno do Aluno Sociologia – 1a série – Volume 4
4. O grupo com a menor taxa de desemprego é o das pessoas que concluíram o Ensino Superior completo, que é de apenas 5,7%. 5. Ela é quase três vezes menor do que a média do Estado de São Paulo. 6. Eles mostram que, de forma geral, à medida que aumenta o nível de instrução de uma pessoa, diminui a probabilidade de ela ficar desempregada. A exceção é a dos que possuem Ensino Fundamental completo mais o Ensino Médio incompleto, cuja taxa de desemprego era de 20,5%, ou seja, 4,6 pontos percentuais maior do que os 15,9% dos que possuem Ensino Fundamental incompleto. Mesmo assim é possível observar uma queda geral na taxa de desemprego conforme o nível de instrução das pessoas aumenta. Isso significa que em São Paulo o grau de escolaridade de uma pessoa pode ajudá-la ou atrapalhá-la no momento em que ela quiser se inserir no mercado de trabalho. 7. Não. Essa é a resposta que a análise da Tabela 5, que apresenta os dados para 2004, nos dá. Ou seja, independentemente de serem brancas ou negras, a porcentagem de mulheres desempregadas é maior do que a de homens desempregados, independentemente da cor destes homens, pois, tanto em comparação aos homens brancos (7,7%) como em comparação aos homens negros (11,6%), a taxa de desemprego das mulheres, sejam elas brancas (12,4%), sejam negras (18,6%), é sempre maior do que a dos homens. Com isso, compreende-se que as mulheres, independentemente de sua cor, estão numa situação de maior vulnerabilidade ao desemprego do que os homens. Mas há um grupo de mulheres que é mais vulnerável do que outro: o das mulheres negras, cuja taxa de desemprego era de 18,6%, em 2004. Mesmo assim, as mulheres brancas também estão nessa situação de vulnerabilidade, pois possuem uma taxa de desemprego de 12,4%, maior 1,2 ponto percentual do que a média de 11,2% para o Estado. Conclui-se daí que as mulheres, de uma forma geral, estão em uma situação de maior vulnerabilidade ao desemprego do que os homens. 8. Em 2004, a taxa total de desemprego para o Estado de São Paulo era de 11,2%. 9. Quando se observa os totais por idade, verifica-se, mais uma vez, que a taxa de desemprego tende a cair à medida que as pessoas envelhecem e que é extremamente alta entre os jovens dos 15 aos 17 anos (36,6%). Sua taxa de desemprego é mais do que três vezes maior do que a média do Estado, ao passo que a taxa de 5,4% das GABARITO Caderno do Aluno Sociologia – 1a série – Volume 4
pessoas com idade entre 50 e 59 anos é menos da metade da média de 11,2% para o Estado de São Paulo, no ano de 2004.
10. Ao se analisar o dado desagregado por sexo e cor entre os jovens, pode-se verificar que as taxas de desemprego sempre aumentam quanto menor a idade das pessoas, o que indica, mais uma vez, que os jovens, independentemente da cor ou do sexo, estão em uma situação de maior vulnerabilidade ao desemprego do que a das pessoas com mais idade. Entretanto, tanto para os mais jovens, de 15 a 17 anos, como para todas as faixas etárias, a porcentagem de desempregados é maior entre as mulheres negras jovens, o que mostra que, de todos, o grupo com maior vulnerabilidade ao desemprego é o das mulheres negras e jovens, seguido pelo das mulheres brancas e jovens (40%). Isso significa que as mulheres, independentemente da idade ou da cor, estão numa situação de maior vulnerabilidade ao desemprego do que os homens, e que isso aumenta quanto menor a idade delas. LIÇÃO DE CASA Página 29
Na avaliação dessa atividade considere os seguintes pontos: a capacidade do aluno na realização da pesquisa; se os dados levantados referem-se às desigualdades de gênero no mercado de trabalho; a coerência na construção dos argumentos da análise; a forma como articula essa análise com o que foi discutido em sala de aula; e a correção gramatical.
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Espera-se que o aluno demonstre a compreensão da discussão feita em sala de aula a respeito do caráter socialmente construído das relações de gênero, especialmente apontando os fatores que contribuem para que os salários médios das mulheres sejam
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menores do que os dos homens. O aluno pode recorrer, também, aos dados fornecidos pelas tabelas. A coerência na construção dos argumentos e a correção gramatical também podem ser avaliadas.

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