GABARITO Caderno do Aluno Educação Física – 2a série – Volume 4
TEMA:
GINÁSTICA – GINÁSTICA ALTERNATIVA
Para começo de conversa
Página 3
1. suavidade.
2. holismo.
3. ludicidade.
4. Alternativas (b), (d) e (f).
GABARITO Caderno do Aluno Educação Física – 2a série – Volume 4
TEMA:
CORPO, SAÚDE E BELEZA – EXERCÍCIO FÍSICO E PRÁTICA
ESPORTIVA EM NÍVEIS E CONDIÇÕES ADEQUADAS
Para começo de conversa
Página 9
1. Alternativa c.
2. Alternativa d.
3. Alternativa a.
VOCÊ APRENDEU?
Página 14
Espera-se que o aluno tenha assimilado a importância dos fatores relacionados à
preparação para a prática, como aquecimento, alimentação adequada, vestuário,
equipamento de segurança e nível de aptidão física, bem como os cuidados preventivos
em relação à escolha do local para a prática, o horário mais adequado etc.
GABARITO Caderno do Aluno Educação Física – 2a série – Volume 4
TEMA:
CONTEMPORANEIDADE–CORPO, CULTURA DE MOVIMENTO E
PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS
Para começo de conversa
Página 22
1. Alternativa d.
2. Alternativa a.
3. Alternativa d.
PESQUISA EM GRUPO
Página 24
O resultado vai variar conforme a modalidade esportiva escolhida pelos grupos. Para
maiores informações sobre as especificidades das modalidades esportivas das
Paraolimpíadas, recomenda-se consulta ao site do Comitê Paraolímpico Brasileiro
(CPB) que traz links para os sites de cada modalidade. O endereço eletrônico do CPB
que apresenta as modalidades paraolímpicas é http://www.cpb.org.br/, acessado em
01/09/2009.
GABARITO Caderno do Aluno Educação Física – 2a série – Volume 4
LIÇÃO DE CASA
Página 26
GGOOAALLBBAALLLL
CCrriiaaddoorr ddoo eessppoorrttee:: Hanz Lorenzen (austríaco) e Sepp Reindle (alemão)
PPrraattiiccaaddoo ppoorr ppeessssooaass ccoomm
ddeeffiicciiêênncciiaa::
Visual
ÁÁrreeaa ddee ccoommppeettiiççããoo:: 18 m de comprimento por 9 m de largura (quadra de
voleibol)
NNúúmmeerroo ddee jjooggaaddoorreess:: Três + três reservas
CCaarraacctteerrííssttiiccaa ddaa bboollaa:: Bola com oito orifícios com guizos internos
DDuurraaççããoo ddoo jjooggoo:: 20 minutos, divididos em dois tempos de 10 minutos
cada, com 3 minutos de intervalo
OObbjjeettiivvoo ddoo jjooggoo:: Marcar o maior número de gols no tempo
regulamentar do jogo, através dos arremessos rasteiros
feitos
RReeggrraass bbáássiiccaass:: O uso de vendas é obrigatório; máximo de três
substituições no tempo regulamentar; os três jogadores
atacam e defendem; a bola deve ser arremessada
rasteira; se a equipe que atacar fizer barulho excessivo
será penalizada com pênalti; a equipe/jogador tem 10
segundos para arremessar a bola após o primeiro
contato defensivo com ela; o jogador só pode
arremessar a bola duas vezes seguida; o jogador não
pode tocar a venda sem autorização prévia do árbitro
principal; no caso de um pênalti apenas um jogador
permanecerá em quadra para defendê-lo; a equipe
atacante pode declinar de um pênalti, permanecendo
com a posse de bola etc.
GABARITO Caderno do Aluno Educação Física – 2a série – Volume 4
VOCÊ APRENDEU?
Página 31
1. Alternativa a.
2. Alternativa b.
3. Alternativa b.
4. Alternativa d.
5. Alternativa a.
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