segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Filosofia 1° EM Vol 4

GABARITO Caderno do Aluno Filosofia – 1a série – Volume 4
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 DESIGUALDADE SOCIAL E IDEOLOGIA
Página 3
1. Espera-se que o aluno caracterize a condição de vida cujos recursos matérias são escassos e o acesso a serviços como saúde, educação e moradia são muito limitados. 2. Resposta aberta, a depender das hipóteses dos alunos. Espera-se que eles registrem exemplos cotidianos e reflitam com base nos mesmos, buscando compreender fatores culturais que colaboram para essa aceitação. Leitura e Análise de Texto
Página 3
1. Resposta aberta, a depender da região eleita pelo aluno na sua exemplificação. Ele deve caracterizar as condições de moradia e o acesso a serviços urbanos, como saúde, e discutir se essa condição é predominante ou não. 2. A importância reside, principalmente, no fato de que a inserção no mundo dos estudos é exigência para a cidadania, para a construção coletiva de melhores condições de vida para todos. 3. Neste exercício, o aluno vai retomar conteúdos de outras áreas que são relevantes para a compreensão do problema da pobreza. Assim ele poderá constatar o entrelaçamento de saberes que o ajudarão a compreender questões do contexto social atual. 4. Espera-se que o aluno reveja os critérios apresentados no texto, tais como saúde, renda familiar, educação. 5. Distribuição injusta e desigual de renda. GABARITO Caderno do Aluno Filosofia – 1a série – Volume 4
Leitura e Análise de Texto
Página 7
1. O maquinário, segundo Marx, expande o valor da força de trabalho para a família, ao incluir todos os membros no mercado de trabalho. Historicamente, em vez de liberar o ser humano, o maquinário passou a incorporar mais pessoas ao processo produtivo. PESQUISA EM GRUPO
Página 8
2. O que se pode fazer é que, para a superação da desigualdade, é preciso exigir uma melhor distribuição de renda e políticas de superação da pobreza, além de também é preciso que detentores do capital abram mão de seus lucros e construam bases mais justas de convivência social. Tal superação requer, ainda, projetos coletivos amplos, e não pode depender da boa vontade de apenas alguns. VOCÊ APRENDEU? Página 10
1. Exemplos de argumentos: Os ricos construíram seu patrimônio durante gerações e gerações de muito trabalho; Os pobres não merecem outra condição de vida, pois não se esforçam ou não contam com habilidades para enriquecerem. 2. Esses argumentos colaboram ao ensinar valores associados ao merecimento e à compreensão de que os homens são diferentes em termos de suas capacidades para construir patrimônio material. 3. Alternativa b. GABARITO Caderno do Aluno Filosofia – 1a série – Volume 4
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 DEMOCRACIA E JUSTIÇA SOCIAL
Leitura e Análise de Texto Página 12
• O convívio com o diferente nos ajuda a ampliar nossa perspectiva e questionar o que consideramos como certeza imutável. A diferença mostra outras possibilidades, outros modos de ser e viver. Leitura e Análise de Texto
Página 14
1. Resposta: porque uma sociedade democrática exige que seus cidadãos votem e acompanhem seus representantes; que estejam sempre atentos tomando decisões em diferentes níveis de atuação. 2. É importante que o aluno retome o texto e verifique as condições apresentadas pelo autor. LIÇÃO DE CASA Página 16
1. Para o aluno, professor, é importante a reflexão sobre as mudanças conceituais que a palavra “democracia” sofre ao longo da História. Com essa reflexão, ele pode compreender melhor os variados usos da palavra por diferentes tendências e partidos. Assim, pode-se auxiliá-lo chamando a sua atenção para o seguinte questionamento: muitos políticos empregam a palavra “democracia”. Eles o fazem com sentidos diversos? GABARITO Caderno do Aluno Filosofia – 1a série – Volume 4
2. Esta entrevista vai ajudar a conhecer os diferentes sentidos atribuídos à palavra “democracia”. VOCÊ APRENDEU? Página 16
1. Neste exercício, é preciso retomar as idéias do autor, em que ele afirma que o contrato explicita as funções, os direitos e deveres de cada um e permite organizar a participação de todos, de modo a garantir que ninguém prejudique o próximo. 2. Resposta aberta, a depender do entendimento do aluno, mas no sentido de argumentar que a posse de bens sociais primários de forma igualitária favorece a não violência. 3. Alternativas (a) e (b). GABARITO Caderno do Aluno Filosofia – 1a série – Volume 4
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3OS DIREITOS HUMANOS

PESQUISA INDIVIDUAL Página 19
1. O aluno deve procurar em diversas fontes e organizar a informação encontrada em uma síntese que apresente aspectos principais, em ordem cronológica, sobre o processo que origina a Declaração dos Direitos Humanos. 2. Solicite ao aluno que leia e comente as leis em questão, destacando os avanços e as limitações na implantação dessas normas. Leitura e Análise de Texto
Página 19
1. Nesta questão, o aluno deve problematizar a efetividade dos artigos da Declaração dos Direitos Humanos, apresentando exemplos que revelem dificuldades para sua viabilização no Brasil. LIÇÃO DE CASA Página 25
1. Uma seleção de imagens representativas da violação dos direitos humanos pode ser montada com fotos de jornais e de revistas e até mesmo com fotos realizadas pelos alunos. 2. Espera-se, neste caso, que o aluno descreva brevemente um ou mais programas de TV e comente os aspectos que violam os direitos humanos. GABARITO Caderno do Aluno Filosofia – 1a série – Volume 4
VOCÊ APRENDEU? Página 26
1. Essa resposta deve abarcar alguns impedimentos, tais como a má distribuição de renda, que impede o acesso aos benefícios da ciência como medicamentos e demais recursos na área de saúde e que dificulta, ainda, a formação técnica e artística para a grande maioria, pois, além dos obstáculos quanto ao acesso aos benefícios conquistados pela ciência, vivemos no Brasil entraves para a produção científica e artística. 2. Resposta aberta, a depender da elaboração de cada aluno, que deve retomar as reflexões sobre os direitos humanos, analisando o significado democrático de leis e declarações, mas problematizando as dificuldades para a sua viabilização. GABARITO Caderno do Aluno Filosofia – 1a série – Volume 4
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 PARTICIPAÇÃO POLÍTICA
Reflexão inicial
Página 28
1. Resposta aberta, que deve refletir a experiência do aluno, em que se espera que ele identifique ações de participação política no bairro, na rua, na comunidade. Exemplo: movimento por melhorias urbanas. Leitura e Análise de Texto
Página 28
1. Pode-se fazer o acompanhamento pela internet, com o acesso ao site do representante; pelos meios de comunicação, como o rádio e a TV; por boletins do deste representante e de seu partido político; e também por meio da própria presença nas assembleias municipais e estaduais. 2. Os desafios atuais exigem esforços coletivos para serem enfrentados, e em razão disso todos os cidadãos precisam estar informados e participar da busca de soluções. São desafios que exigem a união de todos esforços. Como na questão ambiental, por exemplo. LIÇÃO DE CASA Página 30
Para que o aluno realize a contento a pesquisa das necessidades reais da comunidade, do bairro, ajude-o na elaboração de roteiros de observação e de entrevistas.
GABARITO Caderno do Aluno Filosofia – 1a série – Volume 4
PESQUISA EM GRUPO
Página 30
Este exercício é uma atividade que pode desenvolver e revelar diversas capacidades: leitura, escrita, escuta, negociação, síntese. Oriente os alunos no sentido de que eles revelem capacidade de organização e atuem de forma cooperativa.
VOCÊ APRENDEU? Página 31
1. Resposta que depende da experiência do aluno, mas é preciso que a prática destacada se caracterize por uma atuação que beneficie ou que objetive beneficiar uma comunidade, ainda que restrita ao cotidiano do aluno, como a escola, o bairro. E também que a justificativa mostre claramente os motivos da identificação do aluno com a prática escolhida. 2. Porque os desafios sociais são complexos e, para a solução de muitos desses problemas, o esforço coletivo é extremamente necessário. Como exemplos, temos a questão do congestionamento no trânsito; a violência urbana e a miséria, que atinge milhões de pessoas.

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