GABARITO Caderno do Aluno Biologia – 1a série – Volume 4
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1VULNERABILIDADE
Leitura e Análise de Tabela Página 3
1. Por exemplo, a terceira coluna, que tem o título “neoplasias”, poderia ser substituída por “cânceres”. Outras possibilidades de substituições: "originadas no período perinatal" por "próximas ao parto"; "do aparelho circulatório" por "circulação"; "do aparelho respiratório" por "respiração";"Causas externas" por "Acidentes e assassinatos". 2. Na faixa etária acima dos 80 anos, ( 184 563 mortes). 3. Doenças do aparelho circulatório (285 146) e outras causas (163 731). Poderia se argumentar que como não há informações precisas sobre as causas no item “outras causas”, que a segunda maior causa conhecida de mortes foram as neoplasias (140 730). 4. 23 553. 5. Causas externas, com 16 382 mortes (acidentes, assassinatos, suicídios etc.). 6. O item “outras causas”, com 2.329 mortes; no entanto, é válido o argumento de que o maior número de mortes com causa conhecida foi devido a “causas externas” (1 853). 7. Doenças do aparelho circulatório, com 77 230 casos. 8. 125 480. GABARITO Caderno do Aluno Biologia – 1a série – Volume 4
Cálculo de porcentagem
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1.
Tipos de Doença Idade Doenças Infecciosas e parasitárias Neoplasias Doenças do aparelho circulatório Doenças do aparelho respiratório Doenças originadas no período perinatal Causas externas Outras causas Até 1 ano 7,46 0,30 0,89 6,67 61,25 2,22 21,21 1 a 4 anos 17,00 8,16 2,88 20,30 0,60 22,63 28,44 5 a 9 anos 8,91 14,74 4,03 8,75 0,22 40,37 22,99 10 a 19 anos 3,36 6,76 4,30 4,03 0,06 69,55 11,93 20 a 29 anos 5,85 4,84 4,89 3,33 0,04 71,27 9,79 30 a 39 anos 11,38 9,89 12,91 5,18 0,02 43,15 17,46 40 a 49 anos 8,49 18,03 25,61 6,09 0,00 21,28 20,50 50 a 59 anos 5,37 23,23 34,56 7,35 0,00 9,71 19,78 60 a 69 anos 3,93 23,02 39,34 10,65 0,00 4,63 18,43 70 a 79 anos 3,37 18,98 42,40 14,35 0,00 2,88 18,02 Mais de 80 anos 3,18 11,85 43,86 19,76 0,00 2,61 18,76
2. Doenças do aparelho circulatório.
2
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3. Doenças originadas no período perinatal. 4. 50 a 59. 5. A de 1 a 4 anos, em que a mortalidade provocada por doenças infecciosas é maior. 6. Resposta pessoal, mas que considere a coerência entre os dados que a tabela representa e o título. O nome dado pelo Ministério da Saúde para essa tabela é “Mortalidade proporcional por grupos de causas e faixa etária”. Vulnerabilidade por faixa etária
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1. De uma doença do sistema circulatório, maior causa de morte nessa idade. 2. Sim, pois o número de mortes por essa causa após os 5 anos de idade é muito pequeno. 3. Sim, pois é nessa faixa etária que as mortes por doenças infecciosas são mais frequentes. 4. Não, pois existe um grande número de mortes nessa idade relacionado a problemas respiratórios, como a gripe. A vulnerabilidade nos gráficos
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1. Mais velhas, pois, conforme a idade aumenta, o sistema circulatório desgasta-se. Aparecem problemas nos vasos sanguíneos (entupimentos causados por gordura), na pressão arterial (hipertensão) e na eficiência do coração em bombear o sangue. (A segunda parte da questão ainda não foi trabalhada com os alunos, é apenas uma provocação para que pensem no assunto.) 2. As mortes causadas por doenças adquiridas no período perinatal. Isso porque essas doenças geralmente causam mortes em crianças muito novas, até 1 ano, e pessoas que ultrapassam essa faixa etária morrem por outros motivos. 3. Jovens dessa idade costumam deslocar-se mais frequentemente, seja por trabalho e/ou lazer, expondo-se a maiores riscos de acidentes de transporte. Além disso, pessoas dessa idade expõem-se mais a situações de violência em que há risco de morte. 4. Pessoas com mais de 60 anos tendem a deslocar-se menos e a se expor menos a situações de violência. Além disso, muitas pessoas dessa idade já se aposentaram e não correm riscos de acidentes no trabalho. 5. Essa é uma recomendação procedente, pois o número de pessoas que morrem devido a problemas circulatórios aumenta progressivamente depois dos 40 anos. GABARITO Caderno do Aluno Biologia – 1a série – Volume 4
VOCÊ APRENDEU? Página 11
1. Doenças Doenças originadas infecciosas Doenças do Doenças do no e aparelho aparelho período Causas Outras Sexo parasitárias Neoplasias circulatório respiratório perinatal externas causas Masculino 2,60 5,16 3,07 3,02 0,06 78,64 7,45 Feminino 5,97 12,26 7,13 6,99 0,05 43,51 24,09
2. As mortes por causas externas. 3. As mortes por causas externas. 4. 5. Os homens dessa idade possivelmente deslocam-se para trabalhar por distâncias mais longas, expondo-se a maior risco de desastres de transporte. Talvez façam tipos de trabalho mais pesado, em que a possibilidade de acidentes é maior. Além disso, envolvem-se mais frequentemente em brigas e atividades violentas, em que há risco de morte. 5
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6. Espera-se que os alunos reescrevam a resposta enfatizando mais a questão dos acidentes de transporte e o envolvimento em brigas com morte. 7. Entre os cânceres que mais matam as mulheres estão o de mama e o de colo de útero. Homens não têm útero e a incidência de câncer de mama é muito menor entre eles. LIÇÃO DE CASA Página 12
O texto produzido pelo alunos deverá ser avaliado quanto à forma (ortografia, concordância, coerência), mas também deverá conter as informações corretas sobre a vulnerabilidade do destinatário da carta, que varia conforme a idade da pessoa escolhida.
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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 MENINA–MÃE E MENINO–PAI
O despertar para um sonho
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1. Resposta pessoal. 2. Resposta dependerá do sorteio. 3, 4 e 5. Respostas pessoais, mas espera-se que o aluno reflita sobre as consequências de uma gravidez na adolescência.
6. Resposta dependerá das discussões e da experiência pessoal de cada aluno, mas seria interessante que pelo menos alguns dos itens a seguir fossem mencionados: riscos de complicações da gravidez são maiores na adolescência; ser pai ou mãe precocemente pode atrapalhar o desenvolvimento psicológico dos adolescentes; a possibilidade de abandonar os estudos por conta do bebê; o abandono dos estudos pode levar a um emprego pior no futuro; maiores dificuldades para criar um bebê. 7. Resposta pessoal, mas espera-se que os argumentos enumerados na resposta anterior sejam incorporados nessa mensagem. Jogo: nem toda relação sexual engravida
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1. São métodos para evitar a gravidez. 2. Resposta pessoal. 3. Resposta pessoal. As dúvidas específicas sobre cada método deverão ser explicadas durante o jogo. Espera-se que o que foi aprendido durante o jogo cause mudanças nas notas atribuídas a cada método contraceptivo. Espera-se, também, que os alunos justifiquem adequadamente as mudanças que fizerem. GABARITO Caderno do Aluno Biologia – 1a série – Volume 4
LIÇÃO DE CASA Página 18
1. Resposta pessoal, que será confrontada mais tarde com os textos. Leitura e Análise de Texto
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2. Não. O texto 2 não foi assinado, sendo portanto menos confiável que o primeiro, que é uma entrevista com uma especialista reconhecida no assunto. 3. Os adolescentes não sabem como se prevenir (falta de informação)- descartada pelo texto 1. O custo de se prevenir é muito alto – descartada pelo texto 3 A explicação dada por cada aluno na questão 1 será ou não descartada dependendo do seu conteúdo. 4. Um exemplo: • O custo de se prevenir é muito alto – descartada pelo texto 3: Camisinhas são distribuídas gratuitamente por postos de saúde e por hospitais. O preço médio de uma camisinha em São Paulo, em farmácias, é cerca de R$ 1,00. VOCÊ APRENDEU? Página 24
O texto produzido pelos alunos pode ser avaliado com os mesmos critérios que nortearam à escrita (página 24 do Caderno do Aluno ). Isto é: o conteúdo dos parágrafos obedece às instruções dadas? Os aspectos formais (ortografia, gramática etc.) estão adequados?
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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3A AIDS TAMBÉM É PROBLEMA SEU
Leitura e Análise de Texto Página 25
1. Ela teve problemas no estômago e, ao consultar o médico, ele descobriu que ela tinha contraído aids. 2. Primeiro, se sentiu traída pelo médico que fez um exame sem o seu consentimento. Depois, se sentiu muito culpada por ter feito sexo, como se fosse um crime. 3. Porque a aids é uma doença que pode ser contraída em uma relação sexual ou por meio de seringas contaminadas. 4. Resposta pessoal. PESQUISA INDIVIDUAL
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• Vírus: micro-organismos menores que células, capazes de infectar e se reproduzir dentro de células de outros seres. Muitos deles causam doenças, como o sarampo, a herpes, a dengue e a aids. • HIV: nome do vírus causador da aids. A sigla significa vírus da imunodeficiência humana, em inglês. • Aids: sigla em inglês que significa síndrome da imunodeficiência adquirida. Trata-se de uma doença transmitida por um vírus, que invade certas células do sistema de defesa do corpo (linfócitos), matando-as. O vírus é transmitido por contato com o sangue ou secreções internas de pessoas infectadas. • Sistema imunitário (ou imunológico): é o sistema de defesa do corpo humano, composto principalmente pelas várias células brancas do sangue (leucócitos). GABARITO Caderno do Aluno Biologia – 1a série – Volume 4
• Candidíase: infecção causada por um fungo (Candida albicans), que causa feridas brancas, geralmente na boca ou em outras mucosas (ânus, genitais). Ataca principalmente crianças e pessoas debilitadas, sendo conhecida popularmente como “sapinho”. Responda às perguntas
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1. Aids. 2. As células responsáveis pela defesa do organismo, ou seja, os leucócitos, ou mais especificamente, os linfócitos T CD4. 3. O exame de sangue apenas detectaria a baixa quantidade de leucócitos, que pode ter varias causas além da aids. O sapinho aparece em vários doentes, mas não em todos; na realidade, a candidíase é uma doença frequente em pessoas que estão com o sistema imunitário deprimido, não apenas em doentes de aids. Portanto, o exame da presença do HIV é o decisivo para verificar se a pessoa está com aids. 4. As defesas do nosso corpo normalmente eliminariam a candidíase, mas a aids destrói as células responsáveis por essa defesa. Assim, a doença acaba penetrando no corpo e tendo uma gravidade maior. 5. Porque a aids pode ser transmitida durante o ato sexual. 6. Porque a aids pode ser transmitida pelo sangue de uma pessoa com o HIV. Como muitas drogas são injetáveis e seu uso depende do contato com o sangue, usar drogas pode facilitar a infecção com o HIV. Verdades e mentiras
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Exemplos de possíveis respostas:
Gravidez
• Resposta Pessoal. 1 e 2. Espera-se que os estudantes sugiram a busca de informações em fontes confiáveis, como livros didáticos, livros da biblioteca, perguntar a pessoas mais
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velhas, a médicos, em postos de saúde, revistas, internet etc. O importante, neste momento, é que os alunos reflitam sobre a confiabilidade das fontes de informação.
LIÇÃO DE CASA Página 30
1. Respostas dependerão das tarefas de cada aluno e do resultado de cada pesquisa. 2. Respostas dependerão das tarefas de cada aluno e do resultado de cada pesquisa, mas todos deverão copiar algumas dúvidas e conselhos em seus cadernos. Página 32
1. Preconceito. Não se pode pegar aids por meio de contato no vestiário. A única exceção é se houver acidentes com sangue. 2. Prevenção. O contato com seringas contaminadas pelo vírus e o contato sexual podem transmitir aids. 3. Prevenção. O contato com sangue contaminado pelo HIV pode transmitir aids. 4. Preconceito. Não se pode pegar aids por meio de uma convivência normal em uma escola. A única exceção é se houver acidentes com sangue. 5. Preconceito. Não se pode pegar aids por meio de uma convivência normal em um escritório. A única exceção é se houver acidentes com sangue. 6. Prevenção. O contato com sangue contaminado pelo HIV pode transmitir aids. 7. Preconceito. Não se pode pegar aids por sentar no mesmo banco que uma pessoa portadora do HIV sentou. A única exceção é se houver acidentes com sangue. GABARITO Caderno do Aluno Biologia – 1a série – Volume 4
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 CAMISINHA É PREVENÇÃO
PESQUISA EM GRUPO Página 35
1. É possível que haja algumas palavras de difícil compreensão ou que não sejam compreendidas por alguns alunos da classe. Tais palavras deverão ser apontadas pelos alunos. 2. Espera-se que algumas das instruções não estejam completas e que os alunos consigam detectar esse problema. 3. É possível que haja frases que permitam dupla interpretação. Exemplo: “na parte de cima da camisinha”, como saber qual é a parte de cima? Os alunos deverão propor outras frases, mais diretas e menos ambíguas, para substituí-las. 4. Espera-se que os alunos opinem sobre a qualidade da instrução feita pelo colega, justificando e mantendo a coerência com as respostas anteriores. LIÇÃO DE CASA Página 38
No texto dos alunos deverá estar claro que eles compreendem quais são as consequências de uma gravidez na adolescência, tanto no plano pessoal dos jovens pais como no plano social (aumento no número de filhos indesejados, piora na média da escolaridade da população, piora na qualidade de mão de obra, dos salários). O texto deverá ter a estrutura de uma carta, com data, saudações e despedida. Além disso, deverá também estar correto do ponto de vista formal (ortografia, gramática, concordância etc).
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