terça-feira, 10 de novembro de 2009

Historia 2°EM Vol 4

GABARITO Caderno do Aluno História – 2a série – Volume 4

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1

A EXPANSÃO PARA O OESTE E A DOUTRINA DO DESTINO
MANIFESTO



Página 3

Em sua resposta aos dois itens da questão, os alunos devem considerar que a
Doutrina do Destino Manifesto consistia na crença de que os norte-americanos dos
Estados Unidos seriam “o povo escolhido” por Deus para levar a civilização, a paz, a
liberdade e a igualdade para novos domínios, a serem conquistados, para além das 13
colônias.

LIÇÃO DE CASA



Página 5

1. Entre as principais motivações, os alunos deverão considerar:
• ampliação de fronteiras e busca de terras para agricultura;
• busca de matérias-primas e expansão capitalista;
• vinda de imigrantes europeus para os Estados Unidos, motivados pelo desejo de
posse de terras; incentivos governamentais (crescimento demográfico);
• busca por ouro.
2. Na resposta a essa questão, é importante que se considere, sobretudo, as visões
estereotipadas das produções cinematográficas e televisivas a respeito dos brancos
descendentes de europeus como colonizadores e dos povos nativos como bárbaros,
selvagens sem cultura, que, em sua luta contra a ocupação de seus territórios, eram
representados como bandidos que lutavam contra heróis, os “mocinhos” brancos.
3. Como resposta a essa questão, diferentes aspectos relacionados à história recente dos
Estados Unidos e sua posição entendida como imperialista poderão ser apontados
pelos alunos. Você pode lembrar aos alunos, por exemplo, as justificativas de
invasão do Iraque e a presença pós-invasão das forças norte-americanas naquele país.

GABARITO
Caderno do Aluno História – 2a série – Volume 4

Leitura e Análise de Texto

Página 6


Em sua síntese, os alunos deverão considerar que a perseguição aos índios e sua
remoção esteve ligada à ocupação de terras pelos colonos. Tal como nos Estados
Unidos, a ocupação do território brasileiro pelos colonizadores e seu enfrentamento
com os habitantes nativos pautou-se por interesses nas riquezas e possibilidades que
daqui poderiam ser extraídas. Situações similares de perseguição e extermínio
também ocorreram em ambos os casos. Também no Brasil, no processo de expansão
dos domínios agrícolas e urbanos, recursos e fontes de sobrevivência dos índios
foram destruídos, comprometendo significativamente suas condições de subsistência
e modos de vida. Primeiros habitantes do território, os indígenas, hoje, têm algumas
reservas delimitadas e seu direito à terra, ainda que garantido pela Constituição e por
órgãos de apoio e proteção, nem sempre são observados.
PESQUISA INDIVIDUAL

Página 7

• Em seu texto, os alunos poderão considerar, por exemplo, a representação
feminina angelical, os “pioneiros”, o telégrafo, a estrada de ferro e os animais, e analisar
sua simbologia na imagem. O claro e o escuro fazem uma alusão direta ao discurso
civilizacional e devem ser explorados, se for o caso, por meio de sua sugestão. O
mesmo pode ser dito em relação ao avanço da imagem angelical e o afastamento dos
animais selvagens e índios e sua sucessão por animais domesticados e “homens
brancos”. A imagem é representativa da ideia de progresso expressa na Doutrina do
Destino Manifesto.

GABARITO Caderno do Aluno História – 2a série – Volume 4

LIÇÃO DE CASA



Página 8

a) Ao longo de todo o processo expansionista para o Oeste, as populações indígenas
nativas ou foram completamente dizimadas ou transpostas, visto serem consideradas
empecilhos para o desenvolvimento norte-americano. A resistência nativa foi
percebida historicamente na construção da imagem do índio como selvagem, bárbaro
a ser civilizado, colonizado. Ao se expandirem, além do aniquilamento dos povos
indígenas, os colonos destruíam seus recursos e fontes de sobrevivência, apossandose
de terras para agricultura, construção de ferrovias e demais empreendimentos
ligados à expansão capitalista.

b) O tema da expansão para o Oeste foi e ainda é, em alguma medida, de grande
interesse para a indústria cinematográfica norte-americana, tendo contribuído
significativamente para uma construção estereotipada da imagem dos índios, que, ao
resistirem aos invasores, eram entendidos como “selvagens”, “bárbaros” e bandidos
diante dos civilizadores, não sendo diferente também na literatura. A ideia de
Destino Manifesto esteve presente na elaboração de todo esse imaginário,
estabelecendo opostos dicotômicos como bárbaros e civilizados, bandidos e
mocinhos, bem e mal.

VOCÊ APRENDEU?



Página 8

1. O final do século XVIII e o século XIX marcam para os Estados Unidos um período
de grande prosperidade econômica, conhecido como “Marcha para o Oeste” ou
expansão para o Oeste. Os ideais que estiveram por trás desse expansionismo ficaram
conhecidos como a “Doutrina do Destino Manifesto”, ou seja, a crença de que os
colonos pertenciam ao “povo escolhido” por Deus para levar o progresso, a
civilização, a liberdade para os povos e espaços ainda não conquistados.

GABARITO
Caderno do Aluno História – 2a série – Volume 4

2. Alternativa c. A alternativa elenca os principais motivadores da expansão para o
oeste. Pode-se citar, além destas, o destino do Manifesto.
3. Alternativa c. Os E.U.A adquiriram
territórios através de guerras, compras e
extermínio indígena.
4. Alternativa d. O “Big Stick” marcou o intervencionismo imperialista norteamericano.
Na América do Sul e Caribe, principalmente após a consolidação do
território interno e da vitória do norte na Guerra de Secessão.

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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
A GUERRA CIVIL (GUERRA DE SECESSÃO)



Página 10

Professor, se necessário, leve os alunos à compreensão de que o termo se refere ao
ato de separação, de separar o que estava unido. Diga que foi esse o nome dado à guerra
entre os Estados do Norte e os Estados do Sul dos Estados Unidos, na segunda metade
do século XIX, conflito que, mais apropriadamente, pode ser chamado de Guerra Civil.

PESQUISA EM GRUPO

Página 11

Oriente os alunos a pesquisarem diferentes fontes para, em seguida, elaborarem
sínteses de acordo com os tópicos solicitados. Destaque a importância de citarem as
fontes, orientado-os a respeito da apresentação das referências bibliográficas.

PESQUISA INDIVIDUAL

Página 12

O procedimento sugerido no exercício anterior deve ser estendido a essa atividade.
De forma que o aluno possa, gradativamente, adotar procedimentos criteriosos para
qualquer pesquisa que realize. Desestimule cópias, exceto quando estas se justificarem,
por tratar-se de dados, citações ou excertos significativos, sempre devidamente
identificados.


GABARITO Caderno do Aluno História – 2a série – Volume 4

LIÇÃO DE CASA



Página 13

Caso seja viável exibir um dos filmes citados para os alunos, essa pode ser uma
atividade interessante, pois estimula o debate a partir de um objeto comum, relacionado
a um foco problematizador (a relação entre brancos e negros no Estados Unidos).

Caso a exibição do filme não possa ocorrer em ambiente escolar, estabeleça um
prazo aos alunos para que assistam de forma autônoma e estimule-os a se organizarem
para tanto em pequenos grupos. Nesse caso, seria interessante que os grupos
trouxessem, em uma data combinada, um relato por escrito dos principais aspectos
relativos a representação da figura do escravo e das relações entre negros e brancos.
Dessa forma, a discussão terá foco e será mais produtiva.

VOCÊ APRENDEU?



Página 13

1. Alternativa c. A Ku Klux Klan é uma das principais agremiações racistas dos E.U.A
e de defesa da “ superioridade do homem branco”.
2. Alternativa b. A Guerra da Secessão estimulou, após a vitória do norte, o
crescimento econômico e a transformação dos E.U.A em uma potência industrial e
imperialista.
3. Alternativa b. Abraham Lincoln atacou a elite agrária e escravista do sul através de
leis como a do confisco, Homesteade Act (Lei de Terras) e o abolicionismo.

GABARITO Caderno do Aluno História – 2a série – Volume 4


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
ABOLIÇÃO E IMIGRAÇÃO

Leitura e Análise de Texto

Página 16

1. Antônio Bento de Souza e Castro. Ressalte que se trata de um documento secreto,
publicado na imprensa somente cinco anos após a sua escrita, revelado somente após
a abolição, pois era ilegal proteger e ajudar escravos fugitivos.
2. Explique aos alunos o contexto da situação: um escravo fugitivo pede auxílio para se
esconder a um membro da elite carioca que presidia uma organização contrária à
escravidão. Este senhor, chamado João Clapp, seria encarregado de esconder o
escravo.
3. A data de elaboração é 5 de janeiro de 1883, cinco anos antes da abolição da
escravidão.
4. A data da publicação é 19 de maio de 1888, cinco dias após a abolição da escravidão.
5. Provavelmente, o escravo Francisco seria encaminhado ao Quilombo do Leblon, no
Rio de Janeiro. Era um local protegido pela elite carioca abolicionista, que contava,
entre outros, com o apoio da figura da Princesa Isabel.
6. Trata-se de um forte indício de crise do sistema escravista, uma vez que este passou a
ser questionado pela própria elite, embora houvesse posições divergentes a respeito
do tema.
7.
a) Lei Eusébio de Queiróz (1850): extinção do tráfico negreiro no Brasil.
Relacione-a com a imigração europeia para o Brasil.
b) Lei do Ventre Livre (1871): ressalte a participação de escravos na Guerra do
Paraguai, os abolicionistas conseguiram apoio do exército e de intelectuais, que,
inspirados pela terceira fase romântica, chamada condoreira, criticavam a exploração

GABARITO Caderno do Aluno História – 2a série – Volume 4

do trabalho africano no Brasil. O livro Navio Negreiro, de Castro Alves, estudado
pelos alunos nas aulas de Literatura, foi publicado em 1869.
c) Lei do Sexagenário (1885): uma jogada jurídica orquestrada por João Dantas e
Rui Barbosa, entre outros. Essa lei corroborava com a tese do jovem jurista de que a
escravidão era ilegal, pois já havia sido abolida por uma lei de 1831, assinada no
Período Regencial, sob pressão da Inglaterra, mas que nunca fora respeitada e
tampouco anulada. A Lei do Sexagenário, antes de conceder a liberdade aos escravos
com mais de 60 anos, pretendia mapear a idade dos demais escravos e defender que
todos aqueles que chegaram depois de 1831 deveriam ser abolidos sem indenização
alguma, pois haviam sido ilegalmente contrabandeados.
d) Lei Áurea (1888): a escravidão, que dava sinais de desgaste desde 1850,
finalmente fora abolida. Foi um processo lento, cujo desfecho despertou a indignação
da elite escravocrata, que aguardava uma indenização paga pelo governo.

LIÇÃO DE CASA



Página 19

1.
• 1870-1871: houve um rápido crescimento da entrada de imigrantes europeus,
exatamente durante a aprovação da Lei do Ventre Livre.
• 1887-1888: houve outro grande salto da entrada de imigrantes no Brasil; há uma
relação direta com a aprovação da Lei Áurea em 1888.
2. Quando a escravidão dava sinais de fraqueza, como em 1871, cresce a entrada de
imigrantes europeus para cobrir o deficit de mão de obra no Brasil.
Leitura e Análise de Texto

Página 20

a) Ele demonstra a grande transformação na qualidade de vida após a mudança
para o Brasil.


GABARITO Caderno do Aluno História – 2a série – Volume 4

b) O imigrante demonstra uma grande decepção quanto à mudança de vida no
Brasil, demonstrando as dificuldades e desaconselhando a vinda para o nosso país.
c) O continente europeu no século XIX estava envolvido em guerras constantes, a
pobreza, a exploração do trabalho e as dificuldades de obtenção de alimentos
levavam os imigrantes a considerar a emigração para a América uma situação
atraente. A propaganda alardeava que a América era a terra das oportunidades,
território em que tudo estava por fazer e a terra era barata e acessível àqueles que se
dispunham a trabalhar.
d) O governo atraia imigrantes oferecendo terras para aqueles que se dirigiam ao
sul do país, a fim de povoar o território, e também pagava as despesas de viagem.
Alguns imigrantes não obtiveram tais benefícios e tiveram de custear suas despesas,
pagas por meio dos ganhos no Brasil.
e) Nas regiões Sul e Sudeste concentraram-se as principais levas de imigrantes no
período estudado, em virtude, principalmente, da política de povoamento de regiões
com baixa densidade populacional (no caso do Sul).

PESQUISA EM GRUPO

Página 21

a) Os relatos de melhora ou piora podem variar, assim como os relatos lidos durante a
atividade. Os alunos devem perceber essa pluralidade em seus textos.

b) As motivações para emigrar do Brasil estão relacionadas, normalmente, às
dificuldades, no Brasil, de ascensão social e econômica, à miséria, aos salários
baixos e ao desemprego.

c) As exigências podem ser encontradas nos sites das embaixadas: depósitos
financeiros, emprego garantido e hereditariedade estão entre as exigências.
d) Algumas regiões motivam a entrada de imigrantes para suprir carências de mão de
obra, populacional ou de empregados menos especializados.

e) Há uma certa semelhança entre os dois processos, principalmente porque os
imigrantes, nos dois períodos, buscam melhores condições de vida. Porém, no século
XIX, a maioria dos europeus vinha substituir mão de obra escrava no Brasil e,
atualmente, os brasileiros que emigram vão para a Europa e para os Estados Unidos


GABARITO
Caderno do Aluno História – 2a série – Volume 4

ocupar postos de trabalho menos especializados, de remuneração mais baixa. A
economia agrária escravocrata no século XIX estimulou o início da imigração
europeia, mas é interessante notar que, no século XX, os imigrantes também irão
participar do processo de industrialização do Brasil.

f) A crise econômica atual contribuiu para essa situação. A falta de empregos e as
dificuldades financeiras geradas pela mesma foram decisivas para o retorno de
brasileiros ao país.

PESQUISA INDIVIDUAL

Página 22


Africanos: vieram ao Brasil principalmente como mão de obra escrava durante os
séculos XVI e XIX. Foram responsáveis por inúmeras contribuições culturais para a
formação do “povo brasileiro” e ocuparam boa parte do território do país, mas
principalmente o Sudeste, o Centro-oeste e o Nordeste.

Portugueses: chegaram ao Brasil em diferentes contextos e períodos. Durante o
período colonial, em razão dos laços que envolviam metrópole e colônia. Ocorreram
alguns surtos, como no período minerador do século XVIII. Ocuparam praticamente
todo o território do Brasil.

Europeus em geral: vieram ao Brasil principalmente após a extinção do tráfico
negreiro, em 1850. Buscavam melhores condições de vida e acesso à terra.
Ocuparam principalmente as regiões Sudeste e Sul do território nacional. Durante a
colonização, poucos povos europeus, além de portugueses, conseguiram fixar
colônias no país; contudo, os holandeses ocuparam algumas regiões nordestinas de
1630 a 1654 e legaram alguns traços à população local.

Japoneses: vieram ao Brasil a partir de 1908. Buscavam trabalho nas lavouras de
café e melhores condições de vida. Ocuparam principalmente a região Sudeste.
Durante a Segunda Guerra Mundial, pela declaração de guerra do Brasil ao Eixo
(Roma-Berlim-Tóquio), a entrada de japoneses foi suspensa, porém retomada logo
ao final do conflito.

Asiáticos em geral: constituem um dos principais grupos de imigrantes no Brasil
atualmente. Chineses e coreanos são os principais grupos, que, ao lado de outros

GABARITO
Caderno do Aluno História – 2a série – Volume 4

povos sul-americanos, migram para o Brasil atrás de trabalho nas grandes metrópoles
brasileiras.

1. Os comentários acerca da
Pesquisa Individual abarcaram as informações aqui
solicitadas.
2. Os imigrantes, de maneira geral, constituem um dos principais pilares da formação
da população brasileira. A miscigenação entre portugueses, índios, africanos,
europeus em geral e asiáticos é uma característica de constituição de nosso povo, já
ampla e academicamente estudada e discutida.
As relações entre tal imigração e o processo de colonização foi o incentivo à entrada
de imigrantes portugueses e povos africanos para a construção do Brasil Colonial. No
século XIX, a entrada de outros povos europeus foi estimulada pela cafeicultura, bem
como a vinda de japoneses no século XX. As duas grandes guerras também
motivaram a saída de inúmeros povos de seus países para o Brasil.
3. O aluno pode decidir por outros grupos com menor quantidade de imigrantes, mas
que também constituem parte do processo, como os bolivianos, coreanos, chineses
etc.
PESQUISA EM GRUPO

Página 23

A atividade pode ter diversos rumos, uma vez que depende da região na qual a escola
se localiza. Há uma série de cidades no interior do Estado de São Paulo que possuem
colônias de imigrantes; estimule a capacidade de pesquisa de seus alunos, bem como a
visita a museus e centros de documentação (se existentes).

VOCÊ APRENDEU?



Página 24

1. Alternativa b.

GABARITO Caderno do Aluno História – 2a série – Volume 4

2.
a) A lei de 1871 é conhecida também como “Lei do Ventre Livre”. Como o próprio
nome sugere, os escravos nascidos a partir de sua promulgação nasceram livres.
b) O autor evidencia as transformações econômicas provocadas pela Lei, como o
crescimento do preço dos escravos.
3. A pressão internacional pelo fim do sistema escravocrata, por meio da proibição do
tráfico negreiro, levou à oscilação na oferta de mão de obra escrava no Brasil, no
momento em que o café desponta como produto hegemônico em termos produtivos.
Esse quadro levou ao encarecimento da mão de obra escrava e às relações
paternalistas, próprias do período. Os cafeicultores, interessados no crescimento
produtivo, iniciam e patrocinam a partir de 1870 a imigração europeia com objetivo
de substituir o trabalho escravo, em crise, pelo assalariamento imigrante.

GABARITO
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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4
IMAGINÁRIO REPUBLICANO



Página 26

1. A imagem
retratada por Eugene Delacroix nasceu do imaginário da Revolução
Francesa, especificamente na República Jacobina (1792-1795). Provavelmente,
Delacroix se inspirou em uma mulher que combateu nas jornadas de 1830, Marie
Deschamps, período no qual a França foi novamente agitada por manifestações de
inspiração jacobina.
2. Há uma grande variedade de respostas, mas os alunos normalmente falam de
imagens femininas como a as estátuas da justiça e a Estátua da Liberdade de Nova
York. Utilize os comentários dos alunos para frisar o fato de se tratar de uma imagem
feminina, que, no contexto de sua origem, era muito significativo. A mulher era a
oposição ao rei, ao monarca.
3.
a) O barrete frígio que está na cabeça simboliza o abolicionismo, defendido pelos
jacobinos.
b) A bandeira da França, nascida na Revolução, tem vários significados, entre eles
a representação dos três Estados ou ainda os ideais de liberdade, igualdade e
fraternidade.
Página 28

1. As repúblicas jacobinas são caracterizadas pelos ideais de liberdade, igualdade,
fraternidade, abolicionismo e participação política popular.
• Evidencie que a liberdade defendida por eles se trata da libertação política diante
dos poderes da monarquia e da Igreja, não se trata somente de liberdade de
expressão.
• A igualdade de direitos, e não econômica era defendida. Pretendia-se criticar os
privilégios políticos dos nobres.
• A fraternidade entre os pares, necessária para a construção da cidadania.

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• O abolicionismo obtido às vésperas da Proclamação da República no Brasil
também era defendido pelos republicanos franceses um século antes.
2. Nosso país, de modo geral, apesar de constituir o seu republicanismo em tais ideais,
apresenta uma série de problemas no trato destes. Denúncias de quadros de miséria,
fome, desigualdade, trabalho escravo e altos índices de violência aparecem
constantemente nos noticiários.
3. Professor, estimule a pesquisa dos alunos por temas relevantes no contexto da
realização da atividade, busque temas de grande divulgação na mídia. Solicite que os
alunos justifiquem as razões que os levaram a compreender as notícias como respeito
ou desrespeito aos ideais republicanos.
PESQUISA INDIVIDUAL

Página 28

Os dados disponíveis são:

• Comparecimentos: 67.010.409
• Monarquia: 6.843.196
• República: 44.266.608
• Brancos: 7.030.815
• Nulos: 8.869.790
• Parlamentarismo: 16.518.028
• Presidencialismo: 37.156.884
• Brancos: 3.467.181
• Nulos: 9.868.316
Fonte: Tribunal Superior Eleitoral: www.tse.gov.br.

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PESQUISA EM GRUPO

Página 29


1891: republicana, federalista, com tripartição do poder em legislativo, executivo e
judiciário; presidencialista. Ficavam excluídos do sistema eleitoral as mulheres, os
menores de idade e os analfabetos. Foi elaborada logo após a Proclamação da
República de 1889. Vigorou até 1930 sem grandes alterações, quando foi aprovada
um lei orgânica para sua alteração.

1934: republicana, federalista, tripartição do poder, presidencialista. Incluiu as
mulheres no sistema eleitoral. Foi elaborada após a Revolução de 30, mas nunca
chegou a ser colocada integralmente em prática em razão das agitações políticas do
período.

1937: republicana, centralista, previa poder legislativo, mas nunca foi implementado.
Trata-se de uma constituição extremamente ditatorial, que foi outorgada no período
do Estado Novo (1937-1945) e o marcou fortemente.

1946: republicana, federalista, tripartição do poder. Continuou a excluir os
analfabetos e menores de idade do sistema eleitoral. Possuía forte caráter liberal,
estabeleceu a possibilidade de investigações parlamentares e ampla liberdade de
expressão. Sofreu diversas alterações no seu período de vigor.

1967: republicana e ditatorial, pois limitava a liberdade de expressão política e
eleitoral. Vigorou durante o regime militar e foi substituída pela atual constituição
brasileira.

1988: constituição atual do Brasil. Republicana, tripartição do poder, ampliação da
participação eleitoral, incluindo analfabetos e menores de idade (16 e 17 anos de
idade). Já sofreu diversas reformas e emendas.

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LIÇÃO DE CASA



Página 30

1.
a) O Partido Republicano brasileiro aproveitou a ampla liberdade partidária do
Segundo Reinado para atrair adeptos e propagar os ideais republicanos e
abolicionistas no período.
b) Os militares, após a Guerra do Paraguai, adquiriram um certo prestígio no Brasil
e passaram a almejar uma posição política mais favorável, defendendo o
republicanismo. Os militares partilhavam dos ideais positivistas, defendidos por
membros da comunidade civil, como Quintino Bocaiúva.
VOCÊ APRENDEU?



Página 30

1.
a) A antiga bandeira possuía símbolos monárquicos, substituídos pelo escudo azul
estrelado. Trata-se de uma batalha simbólica, porém o verde (da família Bragança) e
o amarelo (dos Habsburgos) permaneceram.
b) Os ideais de ordem e progresso refletem o contexto da Proclamação da
República. Havia uma necessidade de manutenção da ordem social para justificar o
poder de um regime que ascendeu por meio da força, e o progresso seria atingido
pela industrialização e pela “modernização” do país.

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