terça-feira, 10 de novembro de 2009

Filosofia 2°EM Vol 4

GABARITO Caderno do Aluno Filosofia – 2a série – Volume 4

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
INTRODUÇÃO À BIOÉTICA


Leitura e Análise de Texto

Página 3

1. Espera-se que o aluno problematize a questão, que não é de fácil resposta. Em
princípio, toda sociedade em suas diferentes áreas pode e deve discutir sobre direitos
que garantam vida a todos. A vida de cada indivíduo, porem, é de sua total
responsabilidade, não podendo ser submetida a interesses alheios.
2. Resposta aberta, a depender das hipóteses do aluno, mas devem ser consideradas as
formas de participação democrática, como consultas e debate amplos, por exemplo.
Leitura e Análise de Texto

Página 5

1. A polêmica central apresentada pelo autor refere-se à radical valorização e defesa da
vida pregada pela doutrina católica e à necessidade social de é preciso orientar a
população na utilização de preservativos para evitar graves doenças.
2. Resposta aberta, a depender das representações e posicionamentos dos estudantes, de
quem se espera que manifestem pensamento reflexivo, argumentando em defesa de
seu ponto de vista.

GABARITO
Caderno do Aluno Filosofia – 2a série – Volume 4

PESQUISA INDIVIDUAL

Página 7

Neste exercício, o aluno vai consultar os sites sugeridos, tomando por base as
referências dos autores citados, e redigir uma síntese das principais polêmicas
encontradas na pesquisa.

LIÇÃO DE CASA



Página 8


Depois que o aluno registrar suas descobertas da pesquisa anterior e destacar uma
entre elas que considere mais interessante, incentive não apenas a realização da
investigação sobre esse importante tema da atualidade, mas oriente o registro e a
justificativa do destaque.
VOCÊ APRENDEU?



Página 9

1. Ressalte a importância da reflexão sobre o fato de que esses programas nazistas
tiveram a participação de médicos e juristas tanto no planejamento como na
execução. Com isso, eles pretendiam garantir a “legitimidade” científica e moral das
ações do Estado totalitário, sem qualquer consideração pela opinião das pessoas que
seriam submetidas à eutanásia. Além disso, essas ações envolviam recursos públicos
destinados à pesquisa científica, entre as quais aquelas que consistiam em provocar
doença no indivíduo para que pudesse ser investigada.
2. Alternativa a.
3. Alternativa e.

GABARITO
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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
A TÉCNICA


Leitura e Análise de Texto

Página 11

1. Os instrumentos como garfo, computador e carro são invenções humanas. O homem
é o criador de culturas e de seus instrumentos, por isso ele não se constitui natural e
culturalmente como instrumento, mas como criador dos mesmos para seu benefício.
2. A principal consequência é a dominação de uns sobre os outros. O instrumento é
usado pelos homens e, se outro ser humano torna-se instrumento, é sinal de que é
dominado pelo outro.
LIÇÃO DE CASA



Página 12

Os alunos devem ser orientados a buscar notícias relativas à dominação de alguns
seres humanos por outros. Exemplos dessa prática são o trabalho escravo ou a
exploração de qualquer natureza do homem pelo homem.

Leitura e Análise de Texto

Página 13

1. Resposta aberta, a depender as hipóteses do aluno.
Pode-se estimular a reflexão
com questionamentos baseados nessas leituras. Para tanto, a retomada dessas leituras
é fundamental.

GABARITO Caderno do Aluno Filosofia – 2a série – Volume 4

2. Trata-se de desafio prático, cujos exemplos são apresentados nos Cadernos do
Professor e do Aluno, e pode-se planejar uma ação com apoio da escola, da
coordenação pedagógica ou de outros professores. O mais importante é apoiar o
aluno em uma experiência prática sob o ponto de vista das questões analisadas com
base nas leituras.
VOCÊ APRENDEU?



Página 16

1. Resposta aberta, a depender das elaborações do aluno, porém é importante a
retomada dos textos e mesmo do desafio prático sugerido para que se identifiquem os
aprendizados. Feito isso, o aluno deve ter condições de analisar as consequências da
perspectiva de instrumentalização que leva à dominação de alguns pelos outros.
A razão instrumental refere-se ao processo de conhecimento cuja intenção é a
dominação do mundo. Por meio da razão instrumental, o conhecimento e a técnica
assumem objetivos de controle e dominação.
2. Segundo Heidegger, a essência humana consiste em questionar o ser, desvelar o ser,
indo além da aparência e compreendendo as relações deste ser com o mundo.

GABARITO
Caderno do Aluno Filosofia – 2a série – Volume 4


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
A CONDIÇÃO HUMANA E A BANALIDADE DO MAL

Leitura e Análise de Texto

Página 17


Resposta aberta, a depender das hipóteses dos alunos, mas deve-se chamar a atenção
dos alunos para a ideia de que os seres humanos não se reduzem às suas necessidades
materiais.
Leitura e Análise de Texto

Página 18

1. O labor apresenta limites ao agir quando, em nossa relação com o outro, nós nos
comportamos como se ele fosse um objeto para nos servir. Contudo, a retomada dos
textos do Caderno do Professor pode ajudar na orientação desta resposta.
2. As releituras sempre permitem a identificação dos ensinamentos, mas uma ideia é
fundamental: nem todas as práticas ou ações humanas são voltadas para o que autora
chama de agir, que é processo de construção da felicidade de todos.
LIÇÃO DE CASA



Página 20

Oriente e incentive os alunos para que eles retomem as leituras e façam uma
reflexão levando em conta as suas explanações e também as experiências cotidianas em
termos da banalização do mal apresentada pela autora, Hannah Arendt.


GABARITO Caderno do Aluno Filosofia – 2a série – Volume 4

PESQUISA EM GRUPO


Página 21

A elaboração deste cartaz exige leitura atenta dos símbolos apresentados e
levantamento de informações sobre sociedade brasileira atual. Este levantamento pode
ter como fonte a leitura de jornais ou registros do noticiário nos telejornais. A internet,
quando possível, também é veículo importante.

PESQUISA INDIVIDUAL

Página 22

Essa pesquisa pode revela o quanto o aluno compreendeu os conceitos de Hannah
Arendt, mas as leituras devem ser retomadas e o registro das informações pode ser
orientado em sala de aula.

VOCÊ APRENDEU?



Página 23

1. Nesta questão, a resposta do aluno deve ter como base as discussões sobre o conceito
de condição humana e os problemas de uma vida centrada no labor.
2. A “banalidade do mal” é uma expressão associada à crítica de Hannah Arendt à
ausência de reflexão que leva à reprodução de ações violentas. Pode-se utilizar o
exemplo dos nazistas e, também, exemplos da sociedade atual.
3. Alternativa b.
4. Alternativas (a), (b) e (c).
5. Alternativas (a), (b) e (d).

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