segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Ingles Vol 4 1° EM

GABARITO Caderno do Aluno Inglês – 1a série – Volume 4
SITUATED LEARNING 1 NEWS STORIES
Página 4
1 e 2. Respostas pessoais. Na atividade 1, os alunos devem fazer a antecipação do conteúdo das notícias após terem lido apenas a manchete. Por isso, não há, nesse momento, respostas certas ou erradas. Na atividade 2, as respostas também variam, porque agora eles devem confrontar suas antecipações e as informações que encontram nos textos após lerem apenas o primeiro parágrafo.
3. A sequência correta é (c), (d), (f), (e), (a) e (b). 4. a) Segundo o texto, a amizade entre a cobra e o hamster não deve durar, pois os instintos da cobra devem se manifestar mais cedo ou mais tarde. Os alunos podem questionar esse fato, contando histórias semelhantes de amizade entre outros animais originalmente tidos como incompatíveis. Você também pode incentivá-los a pensar sobre a utilização do conceito cultural de amizade em oposição ao conceito biológico de instinto. b) Para o autor, a atitude da líder de torcida teria um efeito simbólico de apoio a seu time: a despeito da seriedade do acidente, ela não quis perturbar a concentração dos jogadores. É bem possível que os alunos argumentem que essa atitude deve ter tido mais impacto sobre a própria líder de torcida do que sobre o resultado efetivo do jogo. c) Os artigos têm maior afinidade temática com os cadernos de entretenimento (entertainment) e esportes (sports). d) e (e) Respostas pessoais. É importante que os alunos percebam que ambas as notícias abordam questões relativas ao comportamento e, apesar de tratadas como curiosidades, sugerem valores como a superação de barreiras e de conflitos entre o indivíduo e o grupo ao qual pertencem. Vale, então, propor a discussão sobre a intenção dos autores em contraposição às vivências e opiniões pessoais dos alunos. GABARITO Caderno do Aluno Inglês – 1a série – Volume 4
5. Befriends e helps – simple present, 3rd person singular. Retome, com os alunos, o conteúdo tratado no segundo Caderno (como fatos viram notícias e como notícias viram manchetes), mostrando-lhes que, apesar de os fatos já terem ocorrido – e, portanto, já terem ficado no passado –, utiliza-se o presente na manchete como meio de enfatizar a relevância do fato como notícia atual; Made e refused – simple past. Nas frases em que aparecem, há a definição de quando as ações ocorreram por meio de expressões adverbiais de tempo (last Saturday e during the Inter University Football Championship finals); Was cleaning/saw e was standing/went wrong – past continuous/simple past. Nessas frases, esses tempos verbais são utilizados para marcar o contraste entre ações mais longas e mais pontuais (estava limpando/viu e permanecia/deu errado); Explains e says– simple present, 3rd person singular. Aproveite esse momento para introduzir a noção de reporting verbs (verbos usados para introduzir o discurso direto), chamando a atenção dos alunos para a inversão da ordem entre sujeito e verbo (em vez de Ferry explains, usamos explains Ferry; em vez de the cheerleader says, usamos says the cheerleader). HOMEWORK Página 6
1. a) Never mind. I wasn’t doing anything important. b) I didn’t hear! I was listening to music and had my earphones on! c) Sorry! I was talking to my boyfriend, you know! d) No, they were rehearsing and playing real loud music! 2. a) was combing b) was reading c) were taking d) was talking e) were doing
GABARITO Caderno do Aluno Inglês – 1a série – Volume 4
3. a) wasn’t raining / happened b) went / were doing c) weren’t watching / arrived d) was doing / called e) were talking / heard 4. (a) returns (b) found (c) was waiting (d) saw (e) picked (f) realized (g) opened (h) contained (i) left (j) went (k) belongs (l) needs (m) says GABARITO Caderno do Aluno Inglês – 1a série – Volume 4
SITUATED LEARNING 2NEWS STORIES – FOCUS ON LEAD PARAGRAPHS

Página 9
1. a) gist b) grabs c) relevant ou essential d) traditional e) editor (os profissionais que trabalham em um jornal foram estudados no segundo volume) f) quotes – essa palavra também aparece no texto não como substantivo, mas como verbo em quoting g) summary (a palavra resume, que aparece na tela da televisão quando interrompemos um filme em DVD, é um falso cognato, pois parece com a palavra resumir em língua portuguesa, mas significa, na verdade, retomar) h) available space 2. The 5 Ws: Who, What, When, Where e Why; The H: How. As respostas a essas perguntas indicam não só o fato noticiado em si (what), mas, também, as principais circunstâncias em que ele ocorre. 3. A sequência correta é (f), (d), (e), (c), (a) e (b). 4. Snake befriends its meal Cheerleader on a stretcher helps… Who Brian McDevon Susan Gouldin What Zookeeper makes a stunning discovery: a snake and a hamster Cheerleader refused to abandon her team after having a serious accident can be friends Where At the New Ark Municipal Zoo In the university campus, in Winston
GABARITO Caderno do Aluno Inglês – 1a série – Volume 4
Last Saturday During the half-time show at the Inter University Football Championship finals When – She didn’t want to distract the team or make them feel worried Why The zookeeper was cleaning the pits when he saw the snake and the hamster lying side by side The accident happened because of a wrong stunt when the cheerleader was on the top of a human pyramid How
Observação: é interessante discutir com os alunos que, no primeiro artigo, há uma aparente cisão entre a manchete, que destaca a amizade entre a cobra e o hamster como
o fato principal, e o lead, que se organiza em torno da descoberta feita pelo funcionário do zoológico. Você pode aproveitar para relacionar isso à afirmação presente no texto “Good headline writing grabs the reader’s attention so that they will read on”, propondo a seguinte pergunta para reflexão: “Será que uma manchete diferente, como Zookeeper makes a stunning discovery, teria o mesmo impacto, ou seja, exerceria o mesmo apelo ao leitor?”. Com exceção das respostas para Why e How, as demais são encontradas no lead. A constatação de que nem todas as perguntas foram respondidas no primeiro artigo e que algumas das respostas encontram-se depois do parágrafo do lead propicia a discussão sobre o que é relevante e o que é detalhe em uma notícia. No texto lido nessa Situação de Aprendizagem, essa questão é relativizada pela expressão “alguns ou todos” (some or all the 5 Ws and the H), mas o diagrama (pirâmide invertida) separa os 5 Ws e o H de outras informações adicionais (other details).
5. Os alunos devem percebem que há, em um jornal, diferentes gêneros. Em geral, apenas as notícias seguem a organização no padrão da pirâmide invertida. Exemplos de organizações textuais diferentes: textos opinativos e analíticos (como um editorial e alguns artigos de opinião assinados), resenhas de filmes e peças de teatro, crônicas, palavras cruzadas e cartas, entre outras. GABARITO Caderno do Aluno Inglês – 1a série – Volume 4
HOMEWORK Página 12
1. A sequência da primeira coluna é (b), (d), (a) e (c) e da segunda (c), (a), (d) e (b) 2. A sequência é (b), (e), (f), (a), (c) e (d). 3. a) Why b) How c) Who d) What e) Where f) When 4. Respostas pessoais. Como se trata da produção de um pequeno texto relatando um episódio ocorrido na vida do aluno, há muitas variações possíveis. Entretanto, é importante verificar se o texto contém o que, quando e onde o episódio ocorreu, quem estava envolvido e o que estava fazendo, bem como a reação emocional do aluno ao acontecimento. Por ser um relato, deve predominar o tempo verbal passado (simples e contínuo). GABARITO Caderno do Aluno Inglês – 1a série – Volume 4
SITUATED LEARNING 3 WRITING HEADLINES AND LEAD PARAGRAPHS
Página 15
Os alunos trabalharão em pequenos grupos para a produção de manchetes e leads para o jornal de classe ou de escola. Haverá grande variação entre os textos, mas é importante que você ajude os alunos a:
• seguir as etapas propostas no Caderno; • retomar o material estudado e produzido tanto neste Caderno quanto no volume dois, quando foram redigidas manchetes; • ter atenção para a organização do texto (na lide devemos encontrar respostas para algumas das perguntas: “quem, o que, quando, onde, como, por quê”) e para as estruturas verbais (manchetes no presente – voz ativa ou passiva; fato no passado); • desenvolver o processo de escrita do rascunho, reescrita com base na correção (dos colegas e/ou do professor) e edição da versão final. HOMEWORK Página 18
1. a) is made b) speak c) are needed d) teaches e) prolong 2. a) was built b) helped c) were used d) wrote GABARITO Caderno do Aluno Inglês – 1a série – Volume 4
e) traveled
3. A robbery happened in the city center last Tuesday morning. The police acted quickly and arrested two suspects. One of them had an alibi: he left home at around 7 a.m. and went to work. He arrived there at 8:15 and only stopped for lunch at 1 p.m. This means that he was working in his office when the robbery happened. The other suspect didn’t have an alibi. He spent all morning at home alone. He said he was sleeping when the police officer came to his house to take him to the police station. 4. b) The cook wasn’t preparing the meal. c) The local authorities were doing everything possible to help the homeless. d) The construction team was building a new tennis court. e) Pedestrians weren’t using the street as a shortcut. f) The President was presenting the new pact. GABARITO Caderno do Aluno Inglês – 1a série – Volume 4
SITUATED LEARNING 4 PUTTING TOGETHER A SCHOOL OR CLASS NEWSPAPER
Página 20
Os alunos trabalharão ora todos juntos para tomar decisões acerca da produção do jornal, ora em pequenos grupos para organizar as diferentes seções. Trata-se de uma Situação de Aprendizagem em que os conteúdos e temas estudados ao longo dos três últimos Cadernos serão retomados, propiciando o fechamento do ciclo de trabalho com
o portador jornal e alguns dos gêneros nele presentes. Desse modo, não há uma expectativa de resposta única, até porque a sugestão de montagem do jornal prevê não só diferenças no conteúdo, mas também na forma (jornal impresso, jornal mural, jornal de classe, jornal de escola). É importante que você ajude os alunos a: • seguir as etapas propostas no Caderno; • retomar o material estudado e produzido ao longo do ano; • organizar o trabalho em grupos; • desenvolver o processo de autoavaliação previsto na Situação de Aprendizagem. Learn to Learn
Página 23
1. A sequência é (e), (d), (a), (b) e (c). 2. Respostas pessoais. O objetivo da atividade é promover a discussão e a reflexão sobre o impacto do uso do internetês em outras situações de escrita fora da internet. 3. a) HTML – HyperText Markup Language – linguagem utilizada na produção de páginas da web que permite a criação de documentos que podem ser lidos em quase todos os tipos de computadores e podem ser transmitidos pela internet por correio eletrônico. GABARITO Caderno do Aluno Inglês – 1a série – Volume 4
b) HTTP – HyperText Transfer Protocol – protocolo de comunicação que possibilita ligações entre os usuários e os sites. Essa sigla aparece no endereço depáginas da web, seguida de dois-pontos e duas barras (://).c) IP – Internet Protocol – protocolo que permite o roteamento de pacotes entre dois sistemas. d) LAN – Local Area Network – rede de computadores limitada, por exemplo, a um prédio ou a uma instituição. e) LOGIN – em um endereço eletrônico, é a parte que identifica o nome de umusuário da rede. No endereço maria@gmail.com, “maria” é o login. f) LOGOFF – indica a interrupção de uma conexão. No geral, isso ocorre quando selecionamos, no menu, um item como “sair”, “exit”, “bye” ou “logout”. g) TCP – Transmission Control Protocol – conjunto de padrões que orienta o tráfego de informações na internet. h) URL – Uniform Resource Location – padrão de endereço dos diversos itensencontrados na web (páginas, sites, caixas de correio). Consiste no nome do item,diretório, máquina em que está alocado e protocolo pelo qual deve ser transmitido. i) ID – identification (ou username, nome do usuário) – é o endereço querepresenta uma conta pessoal em um grande computador. j) www – world wide web (teia de alcance mundial) – área da internet que contémdocumentos em formato de hipermídia (hipertexto e multimídia).
Think about it!
Página 24
Respostas Pessoais. Os alunos devem perceber que a leitura na internet envolve a apreensão visual de várias informações que são apresentadas simultaneamente. A escolha do percurso leitura é feita pelo leitor, à semelhança do que ocorre no surfe: as ondas estão lá, e o surfista que escolhe a que mais lhe parece interessante. Esse modo de ler é marcado pela variação e pela rapidez, em muitas situações, representa um convite para o uso de linguagem coloquial, mais próxima à oralidade.
GABARITO Caderno do Aluno Inglês – 1a série – Volume 4
VOCABULARY LOG Página 25
Exemplo de preenchimento do Vocabulary Log com base na palavra “cheerleader”, que aparece no texto da Situação de Aprendizagem 1.
Situated Learning 1
Sentence a “cheerleader from KCW University” from the text cheerleader - “Go Tiger, go!” - pompoms . Association, example or picture - lider de torcida DDeeffiinniittiioonnoorrttrraannssllaattiioonn...

Nenhum comentário: