GABARITO
Caderno do Aluno Biologia – 2a série – Volume 4
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
TESTE DE IDENTIFICAÇÃO PELO DNA
Para começo de conversa
Página 3
•
Resposta pessoal, na qual se espera que o aluno comente seu conhecimento sobre a
técnica de identificação por DNA estabelecendo, por exemplo, que os DNAs dos
envolvidos são, de alguma maneira, comparados.
•
Respostas pessoais. Porém, espera-se que alguns alunos comentem sobre notícias na
televisão, programas semanais e reportagens em jornais e revistas. Sobre os materiais
é esperado que os alunos citem sangue, cabelo, sêmen, por exemplo.
Medindo fragmentos de DNA
Página 7
•
Nessa técnica, um tipo de gelatina (gel) é utilizado como suporte para separar
fragmentos de DNA de acordo com seu tamanho. Para isso, é produzido um campo
elétrico com cargas elétricas sendo colocadas nas extremidades do gel (a camada de
gelatina). Os fragmentos de DNA são posicionados próximos ao polo negativo e,
quando a corrente elétrica é acionada, os fragmentos migram para o polo positivo.
Mas, para isso, devem atravessar o gel que é rico em fibras que dificultam a
passagem do DNA. Os fragmentos menores apresentam maior facilidade em
ultrapassar essas barreiras, chegando antes ao polo positivo. Dessa forma, os
fragmentos de DNA são separados de acordo com seu tamanho.
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Página 9
• 5, 10, 13, 14 e 23.
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•
12, 19 e 34.
•
Bentinho.
•
Bentinho
•
Espera-se que os alunos organizem uma história que retrate os personagens da obra
de Machado de Assis. O teste de DNA deve ser um elemento a mais que permitirá
solucionar o caso.
LIÇÃO DE CASA
Página 11
1.
Extração: processo pelo qual isola-se o DNA de uma amostra através do rompimento
das células.
Quantificação: processo de medição da concentração do DNA, normalmente por
espectrofotometria.
A amplificação é, normalmente, feita pela técnica de PCR, reação em cadeia da
polimerase.
Separação: Eletroforese
Análise e interpretação: Comparação de padrões de bandas.
2. São
enzimas (proteínas) que cortam o DNA em sequências específicas
(endonuclease). Algumas enzimas de restrição cortam a molécula de DNA deixando
pontas coesivas de DNA simples fita. Outras fazem corte cego, sem extremidades
coesivas.
VOCÊ APRENDEU?
Página 12
1. Alternativa c.
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2. Alternativa b.
3. Alternativa d.
4.
a) Falso, pois o exame é possível com DNA de qualquer célula que o contenha.
b) Falso, pois ele deveria possuir todas as minhas bandas que não são semelhantes
às da minha mãe.
5.
a) II, III e IV.
b) II e IV, pois existem filhos que não receberam nenhuma banda e aqueles que
receberam as duas bandas, uma de cada pai.
c) Banda A, pois percorreu uma distância maior.
6.
a) O cromossomo extra é de origem materna, pois a criança apresenta dois
cromossomos de origem materna e um de origem paterna.
b) A criança 2 (C 2) apresenta 2 cromossomos 21, um de origem paterna e outro de
origem materna, com isso pode-se concluir que ela não apresenta a síndrome.
c) A principal causa das trissomias é a não disjunção cromossômica durante a
meiose na formação dos gametas ou a não disjunção cromossômica durante as
primeiras mitoses do embrião. Em cerca de 85% dos casos de não disjunção
cromossômica o problema ocorre durante a gametogênese feminina, devido,
principalmente, à idade materna.
Aprendendo a Aprender
Página 15
Criminalística:
• Identificação de suspeitos de crimes.
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• Identificação de vítimas a partir de partes do corpo.
Crimes ambientais
•
Diferenciar animais de cativeiro e silvestres.
• Identificar procedência de plantas, madeira e animais.
Tráfico de animais silvestres
•
Identificar reprodução em cativeiro.
• Diferenciar animais de cativeiro de animais silvestres
Pedigree de animais.
• Estabelecer grau de parentesco entre animais, por exemplo, cães e cavalos.
Doenças hereditárias
•
Identificação de genes responsáveis por doenças hereditárias. Determinação da
probabilidade de uma pessoa vir a desenvolver uma doença hereditária.
Identificação de vírus e bactérias
•
Diagnóstico preciso dos causadores de doenças e possibilidades de um tratamento
mais efetivo.
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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
COMO PRODUZIR UM TRANSGÊNICO?
Página 16
• Soja, algodão, milho transgênico.
• Hormônios, insulina e do crescimento.
• Anticorpos monoclonais.
• Vacinas.
Leitura e Análise de Imagem
Página 16
1. Milho e banana.
2. Não, pois no local da banana encontra-se uma espiga de milho.
Leitura e Análise de Texto
Página 17
•
Espera-se que os alunos relacionem o conceito de transgênicos com a possibilidade
de transferência de genes de uma espécie a outra, o que resultaria em novas
variedades, como a representada na imagem.
GABARITO
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• Uma possibilidade de resposta seria:
Seres vivos
Formados por
células
Que contém
DNA
Característica
Responsáveis por Apresentam
Cuja manipulação GENE OGM
Um tipo de
Transgênico
Leitura e Análise de Texto
Página 19
•
O texto apresenta os transgênicos como fábricas de vacinas e produtores de
remédios.
•
Nos dois casos, os organismos transgênicos receberam genes de organismos de uma
espécie diferente e passaram a produzir uma proteína que pode ser muito útil à
humanidade.
Leitura e Análise de Imagem
Página 20
•
É importante que o texto apresente e descreva, pelo menos as etapas 1,2 3 e 4 da
figura.
•
Os fragmentos de DNA de interesse são produzidos a partir de uma região do DNA
contendo a informação de interesse, que são isoladas utilizando enzimas de restrição
que permitem um corte específico.
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•
Devido ao corte específico das enzimas de restrição que cortam tanto o DNA da
bactéria quanto o DNA de interesse e produzem extremidades coesivas.
•
Introduzindo esse DNA recombinante no interior de células que podem replicá-lo.
LIÇÃO DE CASA
Página 22
•
O termo código genético aparece no texto para dizer que cada indivíduo possui uma
composição de alelos única para os mesmos genes da espécie. No entanto, esse termo
tem outro significado e refere-se à relação entre códons e aminoácidos durante a
tradução. O termo mais adequado nesse caso, seria “genoma”.
•
Produção de alimentos transgênicos, melhoria da agricultura, terapia gênica.
• Mesmo apresentando um
parágrafo com possíveis ponderações sobre essa
tecnologia, o texto é extremamente favorável aos transgênicos.
Criação de um título para o texto
Página 23
Um dos títulos pode ser: Vacinas Transgênicas; Vacinas de DNA; Vírus do bem;
Transgênicos por todo lado.
1. O autor é favorável ao uso de transgênicos, pois apresenta, ao longo do texto, vários
benefícios gerados por essa tecnologia.
2. De acordo com o texto “Troca-troca genético”, o ser que recebeu o gene da proteína
viral seria um organismo transgênico. Fernando Reinach o chamou de “organismo
geneticamente modificado”.
3. O Brasil produz toda vacina que consome, não precisando importar esse material de
nenhum outro país.
4. Ele parece ser contrário, pois é irônico no último parágrafo do texto.
5. Troca-troca genético: apresenta o conceito de organismos transgênicos, como são
produzidos e quais suas possíveis utilizações.
GABARITO
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Texto de Fernando Reinach: apresenta a produção da vacina anti hepatite B como
uma grande inovação da ciência pelo uso de OGMs.
6. Resposta pessoal.
LIÇÃO DE CASA
Página 26
•
Espera-se que o aluno possa identificar e utilizar os argumentos favoráveis
apresentados pelo autor, assim como os aspectos negativos que julgar convenientes.
É importante que o aluno deixe claro o que são fatos, quais são as informações
fornecidas pelo autor (Fernando Reinach) e as opiniões do aluno.
VOCÊ APRENDEU?
Página 28
1. Alternativa e.
2. Alternativa b.
3. Alternativa b.
4.
• A resposta é pessoal, mas o critério para a correção é a argumentação baseada
em elementos da própria imagem. Provavelmente, o autor defende a ideia de que a
soja não pode ser plantada no ambiente antes de testes de segurança. Caso a liberação
aconteça, talvez a fauna seja prejudicada. Podemos supor isso pelos elementos
diretos do texto e pela expressão dos animais e da planta, já que parecem estar
“bravos” uns com os outros.
5. Porque a capacidade da linhagem de cruzar com espécies selvagens é praticamente
inexistente.
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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
DEBATE SOBRE TRANSGÊNICOS
Apresentando os resultados da pesquisa
Página 33
•
Empresa de Biotecnologia: Resposta pessoal. Porém, espera-se que os alunos
entendam que a empresa se utiliza de argumentos econômicos, tecnológicos e sociais
(custos, número de empregos, impostos pagos, desenvolvimento de tecnologia).
•
Profissionais de saúde: Resposta pessoal. Porém, espera-se que os alunos produzam
argumentos substanciados em informações confiáveis, como testes clínicos,
possíveis efeitos dos agrotóxicos e transgênicos à saúde, por exemplo.
•
Setor agropecuário: Resposta pessoal. Porém, os alunos devem estar atentos às
questões econômicas, custo de produção e rendimentos, por exemplo.
•
Poder público: Resposta pessoal. Porém, o poder público tem papel fiscalizador e
deve zelar pelo Estado e pela sociedade. Entre os argumentos possíveis está o uso de
recursos públicos, o endividamento e a dependência dos produtores agrícolas, efeitos
sobre o meio ambiente.
•
Pesquisadores da área de ecologia: Resposta pessoal. Mas, deve chamar atenção
para o desequilíbrio ecológico, bioacumulação, extinção.
A carta de consenso elaborada pela turma
Página 34
•
Resposta pessoal. Neste caso, devem prevalecer os argumentos mais consistentes,
aqueles que se baseiam em fontes fidedignas e que não expressam apenas a opinião
pessoal dos componentes do grupo.
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Desafio!
Página 39
Exemplo de molécula de DNA montada com os núcleos.
Exemplo de molécula de RNA complementar montada com os núcleos.
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