segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Portugues Vol 4 1° EM

GABARITO Caderno do Aluno Língua Portuguesa – 1a série – Volume 4
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 O ESTILO NOSSO DE CADA ÉPOCA
Uma vela para Dario
Página 3
1. Resposta pessoal, porém espera-se que os alunos, a partir do título, levantem hipóteses sobre o tema e provável sequência narrativa apropriada para o gênero conto. 3. a) Seres urbanos solitários que vagueiam pelas cidades demonstrando falsa compaixão pelo outro e revelando, em suas ações, hipocrisia, maldade e indiferença. b) O autor narra de forma irônica, mordaz e contundente as experiências cotidianas urbanas com a dor e a violência. c) Estilo minimalista; análise social por meio da tematização de fatos cotidianos partilhados pelos moradores das grandes cidades e do universo urbano; abordagem de questões éticas e morais contemporâneas ligadas à padronização dos comportamentos e ao consumismo; palavras comuns, usadas como forma de partilhar com o leitor as cenas populares que relata; frases curtas e secas que, de alguma forma, remetem à linguagem jornalística usada na cobertura do cotidiano. LIÇÃO DE CASA Página 5
1. Resposta pessoal, porém o aluno deve usar procedimentos de síntese adequados. 2. Dalton Trevisan é um escritor contemporâneo, nascido em Curitiba, Paraná, em 1925. É formado em Direito. Publicou vários livros de contos, entre eles novelas nada exemplares e foi vencedor do Prêmio Jabuti em 1959. Seu tema constante é a relação desumana dos habitantes das cidades e a consequente solidão que ela acarreta. GABARITO Caderno do Aluno Língua Portuguesa – 1a série – Volume 4
Coerente com o sentimento que manifesta em seus escritos, o autor é avesso à vida social: não gosta de fotos, não dá entrevistas, não comparece às solenidades em que os prêmios por suas obras são entregues. Por isso, recebeu o apelido de “Vampiro de Curitiba”, título de um de seus livros mais famosos.
Estilo e imagem de autor
Página 6
Nas respostas, considere: o texto é produto do Naturalismo brasileiro. Há uma visão pessimista de vida, baseada numa certa concepção de realidade: afinal, há muitos casamentos em que falta respeito e amor entre os cônjuges. Sua visão sobre o mundo é irônica ao afirmar que a vida da personagem, que se resumia em ir “do inferno da casa para o purgatório do trabalho”, era uma sorte invejável. O trecho revela alguns exageros (hipérboles) ao afirmar que a personagem se hipotecara ao diabo trazendo para si “milhões de desgostos e vergonhas”.
LIÇÃO DE CASA Página 6
1. Resposta no Caderno do Professor, página 12. 2. O estilo é pessoal quando revela a personalidade do autor, seu modo de ver o mundo revelado nas escolhas que faz ao escrever. 3. Fala-se de estilo de época quando as características do texto literário permitem que ele seja agrupado em um conjunto de obras produzidas em um mesmo período de tempo histórico, o que lhes confere alguns aspectos comuns. 4. O estilo é resultado de uma visão de mundo e do diálogo com outros estilos e modos de ver o mundo. O estilo define o diálogo que um enunciador mantém com os seus leitores e projeta a imagem que esses leitores farão do autor do texto. No correr da história da humanidade, definiram-se diferentes estilos de época, de acordo com o momento histórico em que viveram os escritores. GABARITO Caderno do Aluno Língua Portuguesa – 1a série – Volume 4
Estilo de época da literatura em língua portuguesa
Página 7
1. Para maiores informações, leia o Caderno do Professor. Os estilos literários de época descritos correspondem a: (K) Modernismo (G) Romantismo (B) Humanismo (C) Renascimento (D) Quinhentismo (F) Arcadismo ou Neoclassicismo (H) Realismo-Naturalismo (J) Simbolismo (A) Trovadorismo (I) Parnasianismo (E) Barroco LIÇÃO DE CASA Página 9
Verifique que as respostas sejam corretas. Consulte o livro didático adotado, bem como outros apontamentos e livros de pesquisa.
Estilo de época
Página 9
1. O texto é um trecho do romance Eurico, o presbítero, de Alexandre Herculano (18101877), autor do Romantismo português. O texto é encontrado em < http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua00010a.pdf>, acessado em 08/10/2009. Identifique, no entanto, as relações que os alunos fizeram que os motivaram a chegar à resposta. Observe como o enunciador valoriza o amor (que GABARITO Caderno do Aluno Língua Portuguesa – 1a série – Volume 4
inclui o amor à pátria) e os sentimentos pessoais em um tom exagerado que considera que “existir é padecer”.
2. Trata-se de um trecho do poema “Inconstância dos bens do mundo”, de Gregório de Matos, poeta barroco brasileiro. O texto é encontrado em < http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000119.pdf>, acessado em 08/10/2009. Identifique, no entanto, as relações que os alunos fizeram que os motivaram a chegar à resposta. Professor, observe que a brevidade da vida é o tema central do poema, tema por excelência do Barroco. Além disso, encontramos o jogo de antíteses (luz/noite escura; tristes sombras/formosura; tristezas/alegria) que é próprio do estilo Barroco. LIÇÃO DE CASA Página 11
Escrita pessoal, a partir do tema Um cão com uma lata amarrada no rabo.
1. Resposta pessoal, mas espera-se que os alunos procurem identificar características de algum estilo de época já estudado ao refletir sobre as do narrador imitado por Machado. 2. Resposta pessoal. Observar nos comentários as características inerentes ao Realismo-Naturalismo. 3. São características do texto parodiado por Machado de Assis: (I),(III),(IV), (VI) e (VII). 4. Professor, verifique se as características apontadas conferem com o estilo do texto. LIÇÃO DE CASA Página 12
a) Pessoal, porém com justificativas relacionadas aos conteúdos estudados. b) Pessoal, porém com justificativas relacionadas aos conteúdos estudados.
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Estilos contemporâneos de escrita
Página 13
2. Verifique se os alunos, ao escrever, conservam as características de estilo registradas na lousa e respeitam o gênero textual escolhido. GABARITO Caderno do Aluno Língua Portuguesa – 1a série – Volume 4
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 O ESTILO QUE CRITICA O MUNDO
Leitura e Análise de Texto Página 14
1. O texto está escrito em verso. Professor, destaque o fato de que se trata de uma narrativa escrita em verso. 2. Professor, incentive o uso do dicionário. 3. O velho mostra-se contra a viagem e demonstra seu descontentamento “meneando / Três vezes a cabeça”. 4. A experiência adquirida com a idade. LIÇÃO DE CASA Página 16
a) Professor, observe que os dados biográficos de Vasco da Gama sejam verdadeiros.
b) Entre 1497 e 1499.
c) As viagens tinham por objetivo a redução dos custos nas trocas com a Ásia e a tentativa de monopolizar o comércio das especiarias. Além disso, marcavam a presença marítima portuguesa, fortalecendo as rotas comerciais e a expansão do reino de Portugal.
d) Além das condições precárias em que viajavam os marinheiros que ficavam longos anos fora de casa, havia os altos custos envolvidos, tanto financeiros quanto morais.
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Leitura e Análise de Texto
Página 17
2. Alternativa b. 3. Sequência (V), (F), (V), (V), (F), (V) e (F). 4. Resposta pessoal. Professor, verifique se a reformulação está conceitualmente correta e se respeita a norma padrão. 5. Os navegadores ficavam longos períodos – muitos anos – afastados de suas casas e famílias, expondo os seus entes queridos às dificuldades próprias da ausência do chefe da família e facilitando o adultério entre o casal. Professor, acompanhe atentamente as explicações do Caderno do Professor. LIÇÃO DE CASA Página 18
Por exemplo, embora não vivamos mais no período das grandes navegações, a busca cega pela fama e pelo poder faz com que muitos deixem de lado os seus princípios. O resultado é o mesmo da época de Camões: fraudes, desamparos, adultérios e vitupérios.
Discussão oral
Página 19
O uso do artigo definido pressupõe maior familiaridade entre aquele a quem se dirige
o enunciado e o seu tema, no caso, “Camões”. De certo modo, é como se disséssemos: “Camões, o grande poeta que todos nós conhecemos, morreu pobre”. 1. Embora Camões não nos possa dizer qual das duas possibilidades ele tinha em mente, notamos que considerar o “um” como artigo torna o texto mais rico em possibilidades e significações. Há visivelmente, no texto, a expressão de uma crítica social, uma marca de autoria que superou as características gerais do estilo da época. 2. Espera-se que o aluno mantenha a coerência entre perguntas elaboradas e respostas sublinhadas. GABARITO Caderno do Aluno Língua Portuguesa – 1a série – Volume 4
3. Espera-se que o título indique o artigo como tema do texto. 4. O artigo “o” não apenas determina o substantivo médico, mas, de tal maneira, o particulariza, o que o torna um qualificativo. Em outras palavras, embora seja um artigo, nesse caso sintetiza a expressão “o melhor de todos”. É como se disséssemos: “Pedro Paulo é o melhor médico de todos”. LIÇÃO DE CASA Página 20
Verificar a adequação entre tema, exercícios e resposta.
Discussão oral
Página 20
Para a Discussão oral e questões 1,2 e 3, analise, atentamente, as informações presentes no Caderno do Professor, página 26.
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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 O CORDEL COM A CORDA TODA
O sertanejo e a asa-branca
Página 22
3. a) Cinco estrofes de quatro versos cada. b) A retirada do sertanejo devido à seca do Nordeste. c) Sugestão: é importante considerar as respostas que traduzam a ideia de que a letra de música, na época de sua composição, reflete o estágio de subdesenvolvimento do Nordeste, denunciando as mazelas sociais causadas pela seca. d) Sugestão: que o nordestino sofre com a seca, fazendo com que ele precise deixar sua vida e sua família para procurar trabalho longe de sua terra. e) O texto de Camões não aprova o desejo dos portugueses de arriscarem suas vidas em busca de riquezas, a música de Luiz Gonzaga apresenta a necessidade do sertanejo de deixar suas terras devido à seca e lançar-se em busca de trabalho e de uma vida mais digna. Discussão oral
Página 24
Oriente os alunos na discussão, observando se sabem que cangaço é o nome que se dá a uma forma de banditismo nômade que existiu no Nordeste entre o final do século XIX e meados do século XX. Na época, havia muita pobreza na região e quem controlava a política e a economia eram os proprietários das terras locais, os coronéis. Os cangaceiros se insurgiam contra a situação agindo de forma violenta, matando e roubando tanto os poderosos como pessoas comuns que não os apoiassem ou que fossem seus desafetos. Além de grupos que atuavam independentemente, houve grupos
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que prestavam serviço aos coronéis. O mais famoso dos cangaceiros foi Lampião, morto pela polícia durante a ditadura de Getúlio Vargas, em 1938.
1. O cangaceiro que se vangloria da sua posição social perante a sociedade e as autoridades locais. 2. Resposta pessoal. 3. O texto de Barros reflete os valores e costumes de sua comunidade. 4. Professor, siga as orientações do Caderno do Professor para a construção do conceito de literatura de cordel. Aprendendo a Aprender
Página 26
1. 1 2 3 4 5 6 7 X O go ver no diz que pa(g) A Ao ho mem que me der fim B Po rém por to do di nhei(-ro) C Quem se a.tre ve a.vir a mim B Não há um só que.se a tre(va) D A ga nhar di nhei.ro a ssim B
2. 7 sílabas. 3. Alternativa c. 4. “Já faz 18 anos”. GABARITO Caderno do Aluno Língua Portuguesa – 1a série – Volume 4
LIÇÃO DE CASA Página 28
a) Altivez, na primeira estrofe, e o verso “E como de fato eu sou” levam o eu-lírico a assumir o adjetivo grande para si mesmo e a alistar, na sequência, as causas de se considerar grande. Domina a 1a pessoa do singular.
b) Resposta pessoal.
O pronome e o discurso
Página 28
1. E como de fato você é Nunca governo venceu-o Nunca civil lhe ganhou Atrás de sua existência Não foi um só que cansou. 2. Espera-se que o tom do texto seja menos arrogante que o original. 3. Resposta pessoal. É importante destacar que se não fosse o próprio cangaceiro a falar, o texto não apresentaria o tom altivo, uma característica importante do cangaceiro nordestino. 4. Resposta pessoal. Leitura e Análise de Texto
Página 29
1. Sugestão: A seca traz miséria e morte à população nordestina e a corrupção desvia as verbas enviadas para ajudar a diminuir esse problema. 2. Resposta pessoal. GABARITO Caderno do Aluno Língua Portuguesa – 1a série – Volume 4
3. Espera-se que a explicação elaborada indique a relação entre seca, falta de políticas de fixação da população sertaneja às suas terras e movimentos migratórios para o Sudeste e o Sul. 4. Resposta pessoal. Entretanto, destaque que fazer do texto literário um meio de reflexão das injustiças e incoerências sociais é algo comum em todas as épocas. 5. O pronome pessoal “eu”, na primeira pessoa do singular, refere-se ao próprio enunciador, o eu-lírico. Já o pronome “ele” retoma o termo “dinheiro”. LIÇÃO DE CASA Página 31
Professor, esse exercício trata apenas de ilustrar as ambiguidades que o uso dos pronomes pode trazer aos textos. Para se ter uma resposta mais concreta, precisaria que as frases apresentassem outros elementos para que a ambiguidade fosse resolvida.
O poema de cordel
Página 32
1. Espera-se que o poema elaborado pela dupla respeite a estrutura indicada. LIÇÃO DE CASA Página 33
Ressalte a importância da realização dessa Lição de Casa. Dela depende a próxima aula.
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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 A ANÁLISE CRÍTICA EM SALA DE AULA
A resenha e a arte
Página 34
1. Alternativas (a), (c), (d), (f) e (g). 3. Sugestão: A resenha é um texto argumentativo sobre uma obra artística, como um livro, um filme, uma música etc. Em seu texto, o resenhista faz uma síntese da obra e expõe seu ponto de vista crítico a respeito dela. 4. Por interpretação do texto literário, entendemos analisar de modo compreensivo e com linguagem adequada as formas, os conteúdos e contextos que constituem a obra literária como unidade. 5. Parágrafo 1: formas, conteúdos e contextos. Parágrafo 2: construção do som, da formação e dos sentidos das palavras do texto. Parágrafo 3: efeitos de sentido. Parágrafo 4: contexto de produção e de leitura. Parágrafo 5: a manifestação do gosto do leitor. LIÇÃO DE CASA Página 36
Espera-se que o aluno argumente convincentemente ao referir-se à importância do domínio da escrita e da norma culta para o ingresso no mercado de trabalho.
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A análise crítica
Página 37
Espera-se que o aluno, em sua análise de textos produzidos em sala de aula, siga as orientações dadas.
LIÇÃO DE CASA Página 38
Verifique se os alunos conseguem estabelecer relações entre o conhecimento trabalhado em aula e sua vida prática.
Recapitulação gramatical
Página 39
1. a) Mais confiança e menos dúvidas. b) Ninguém respondeu à pergunta do professor. c) Eu trouxe-lhe algo para você se distrair. d) Algum dia você será reconhecido pelo seu trabalho. e) Uns querem que o estudo seja feito, outros não.

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