GABARITO Caderno do Aluno Inglês – 3a série – Volume 3
SITUATED LEARNING 1 CAREER: CHOOSING A PROFESSION – PART 1
Página 4
1. Fornecer informações sobre a escolha de um curso na universidade ou de uma nova profissão. Os leitores desse tipo de texto são, provavelmente, alunos procurando informações sobre cursos e/ou profissões. 2. a) Courses description; where to work; profession descriptions. Comente com os alunos que, na verdade, todas as alternativas podem ser encontradas em um guia do estudante, dependendo de seu objetivo e da maneira como ele organiza suas informações para o público-leitor. b) Logistics: 2 years; Digital Games: 2 ½ years. c) Digital Games. Quem faz um curso online possivelmente não tem tempo para frequentar uma escola/curso presencial, o que pode ser consequência de seu tipo de trabalho (por exemplo, algumas profissões requerem viagens constantes). Discuta com os alunos outras possibilidades que levam as pessoas a fazer um curso online, como distância entre a residência e a instituição promotora do curso, horário de trabalho e outros. d) Logistics: in transportation companies, industries and trading companies. Digital Games: in specialized companies or at home. e) He/She develops, designs and produces games for computers, mobiles and Internet, according to market needs. f) He/She will have to update his/her studies in this field by taking further courses and workshops. 3. (b) This kind of conjunction shows that both alternatives are excluded. (a) This kind of conjunction shows two possible alternatives. 4. c) Ann neither studies during the day nor studies in the evening. GABARITO Caderno do Aluno Inglês – 3a série – Volume 3
d) Alfred neither works nor studies. e) I may become either an engineer or a Mathematics professor. f) They can enter university either next semester or next year.
5. O texto é sobre escolha de carreira, sobre como escolher uma carreira seguindo alguns passos. Os alunos podem chegar a essa conclusão por meio de palavras-chave, cognatas ou já conhecidas (student guide, profession, career, interests, occupation e outras). Expansion activity
Página 8
a) As perguntas são “What kind of jobs or careers attract your attention?, What kind of skills do you have?, What are your strengths?, What are your weak points?, At high school, what were your best subjects?, Why did you like those subjects? e What kind of things did you learn taking extracurricular activities? – as respostas são pessoais. As alternativas (b), (c) e (d) são respostas pessoais.
HOMEWORK Página 9
1. B F R E C R U I T E D E N N I G S P O K E N H T S I G N E D D W O R K E D
GABARITO Caderno do Aluno Inglês – 3a série – Volume 3
2. a) got b) worked c) spoken d) been e) finished f) recruited g) signed 3. b) We neither sell nor rent computers in this store. It’s a music store! c) Neither Ben nor Marta has the qualities we need. We must keep on interviewing other candidates. d) He is a great actor! He can be either the hero or the villain. e) I can meet you either Wednesday or Friday. I’m available both these days! f) Neither Brazil nor Spain played well at the finals. The game was unbelievably boring! 4. c) The hotel was neither clean nor comfortable. d) We can leave either today or tomorrow. It’s up to you! e) Mark neither drinks nor smokes. f) You can either write an email or call them. GABARITO Caderno do Aluno Inglês – 3a série – Volume 3
SITUATED LEARNING 2 CAREER: CHOOSING A PROFESSION – PART 2
Página 11
1. Todas as respostas são abertas. São informações pessoais que precisam ser discutidas em grupo para que todos possam aprender uns com os outros, trocando informações. 2. A brochure. O layout e a presença do índice com itens como General Information e Admission Requirements justificam a resposta. 3. a) O objetivo é mostrar como o texto se organiza, ou seja, a sequência em que as informações são apresentadas. b) O objetivo da “Welcome Letter” é oferecer informações sobre a universidade e dar boas-vindas aos alunos. c) A universidade é a mais antiga instituição pública, tem cursos online famosos, muitos alunos vindos de diferentes países, 250 programas de graduação e de pós-graduação e o mais elevado nível de qualidade em educação. (The university is the oldest public institution, has famous online courses, lots of students from different countries, 250 undergraduate and graduate programs, highest quality education.) 4. You use if to express conditions. 5. Respostas pessoais. HOMEWORK Página 14
1. a) read b) choose c) graduate d) invest e) enter GABARITO Caderno do Aluno Inglês – 3a série – Volume 3
2. a) suits b) know c) go d) are e) been 3. a) dream b) grow up c) math d) computers e) games f) experience g) education h) designer i) knowledge j) create
4. A sequência é (F), (F), (F), (F) e (T). GABARITO Caderno do Aluno Inglês – 3a série – Volume 3
SITUATED LEARNING 3 TESTIMONIALS: CHOOSING A PROFESSION
Página 16
1. (x) Choosing a profession (x) First job (x) Plans 2. First FFiirrssttInterests/Abilities IInntteerreessttss//AAbbiilliittiieessPlans PPllaannssJob/Internship JJoobb//IInntteerrnnsshhiippFirst job/internship in a German car company. Numbers and calculation. I might be hired once the internship program is over. Engineering EEnnggiinneeeerriinngg-----------Interested in dentistry. I am going to apply for a graduate course. Dentistry DDeennttiissttrryyJob in an American company. Developing new computer programs. I will finally be able to put my knowledge into practice. Computer CCoommppuutteerrScience SScciieennccee
3. (x) will (x) going to (x) might 4. Respostas abertas. 5. They express future possibility. 6. a) might b) might c) might GABARITO Caderno do Aluno Inglês – 3a série – Volume 3
HOMEWORK Página 18
1. b) he is going to study for his science test at John’s house. c) he is going to help his brother with computer lessons. d) he is going to have soccer classes. e) he is going to have an extra computer class. f) he is going to watch a soccer game. 2. b) He will get his first job before he goes to College. c) When he finishes High School, he will look for a job. d) He will take Computer Science at College after he finds a job. e) He will get a promotion if he works one year as an intern. f) Ann will improve her knowledge of digital games when she starts a university
course.
3. a) I might pass the History final exams. b) Jones might win the next election. c) They might get into college next year. d) I might be responsible for developing new projects in the company next year. e) You might be promoted after two years. 4. A sequência é (c), (d), (b), (e) e (a). GABARITO Caderno do Aluno Inglês – 3a série – Volume 3
SITUATED LEARNING 4 PRODUCING TESTIMONIALS: PROFESSIONAL PLANS
Página 21
Os alunos trabalharão em grupos de três para produzir um depoimento pessoal sobre planos profissionais. Haverá grande variação entre os textos, mas é importante que você ajude os alunos a:
• seguir as etapas propostas no Caderno; • retomar o material estudado e produzido até este momento (ver os depoimentos pessoais na Situação de Aprendizagem 3); • ter atenção para a organização das informações apresentadas pelo gênero depoimento pessoal sobre planos profissionais: a) profissão; b) primeiro emprego ou estágio; c) interesses e habilidades; d) planos (cursos, projetos etc.); e) usar verbos para indicar planos futuros (will / be going to / may / might); f) usar “simple past” para falar de experiências anteriores; g) usar “present perfect” para falar de experiências que ainda não terminaram; h) assinar o depoimento pessoal; • desenvolver o processo de escrita do rascunho, reescrita com base na correção (dos colegas e/ou do professor) e edição da versão final. Learn to Learn
Página 24
1. Sequência: (a), (c), (a), (b), (b), (c) e (b). 2. Usar sapatos surrados. / Usar maquiagem pesada. / Reclamar do emprego/empresa anterior. 3. Sequência (b), (a), (a), (c), (b) e (a). GABARITO Caderno do Aluno Inglês – 3a série – Volume 3
Think about it!
Página 25
As respostas podem variar. O objetivo é que o aluno pense na importância de alguns gestos, como o aperto de mão e o olhar nos olhos, durante a entrevista de emprego. No Brasil, olhar nos olhos das pessoas com quem conversamos e um aperto de mão firme demonstram segurança e confiança.
VOCABULARY LOG Página 26
Exemplo de preenchimento do Vocabulary Log com base na palavra “student guide”, que aparece em todas as Situações de Aprendizagem.
Situação de Aprendizagem 2
Sentence Student Guide – choosing your profession! from the text Student guide -to choose a profession - career - course descriptions . Association, example or picture - a book that gives information about something - guia do estudante DDeeffiinniittiioonnoorrttrraannssllaattiioonn...9
Nenhum comentário:
Postar um comentário